quarta-feira, 27 de novembro de 2019

GRUPAMENTO TÁTICO AÉREO CELEBRA 10 ANOS DE FUNDAÇÃO.



Na manhã desta quarta-feira, 27, o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA) completou 10 anos de contribuição na segurança da população sergipana. A solenidade de comemoração contou com as presenças do governador Belivaldo Chagas, e da vice-governadora Eliane Aquino, homenageados com o título de Falcão Honorário.

“Temos a obrigação de fortalecer uma ação tão importante como essa, que salva vidas e cuida das pessoas. Estamos estudando a perspectiva de ampliar as ações do Samu para que ele possa também ter a sua aeronave especifica preparada para o resgate de pessoas. Com isso, o GTA estará mais livre para ações que são de ordem mais peculiar, mas que poderá se somar, quando for necessário, em ação conjunta com outras corporações. Hoje, eu quero desejar cada vez mais sucesso e pedir a Deus proteção para todos que compõem o GTA do Estado de Sergipe e dizer que nós confiamos no trabalho de vocês”.

O GTA compõe a estrutura organizacional da SSP, subordinando-se diretamente ao Secretário de segurança pública. A Unidade integra policiais militares, civis e bombeiros militares.

Durante o evento, o comandante-geral da Polícia Militar foi representado pelo subcomandante da Corporação, coronel Paulo Paiva, que falou da Importância do GTA para o sucesso das ações de segurança em Sergipe.

“Um dia muito importante não só para a Polícia Militar, mas, para a segurança pública como um todo, afinal de contas, a atividade de polícia seja em qualquer âmbito, é extremamente complexa e difícil. Assim, todo e qualquer meio, toda e qualquer tecnologia que possa ser empregada em favor da ação de policiamento é sempre muito bem-vinda. O helicóptero é uma plataforma elevada em condições de desenvolver importantes estratégias e contribuir com as equipes de terra de forma imprescindível para realização do policiamento. Queremos parabenizar os integrantes do GTA por esse aniversario de 10 anos e agradecer ao Governo do Estado por manter firme o Grupamento em prol da segurança dos sergipanos”, comentou o coronel Paiva.

O comandante do GTA, tenente-coronel Fernando Góes, falou da importância dos trabalhos desenvolvidos pela Unidade Aérea. “Nós atuamos em todo o estado com muita eficiência. Temos 10 anos de operação sem nenhum acidente, com muitas vidas salvas e com muito êxito em todas as operações que fizemos até o momento. Pretendemos evoluir cada vez mais, melhorando o nosso serviço e crescendo para podermos ajudar e dar a nossa contribuição na segurança da população sergipana”, destacou.

Homenagens

O ex-governador Marcelo Déda, responsável pela instalação do Grupo foi homenageado “in memorian”. “O nosso Grupamento Tático Aéreo é um dos melhores do Brasil, trabalha com muita competência, seriedade, com muito amor pelo que faz. A missão maior é ajudar, salvar e cuidar da nossa gente, e Marcelo Déda onde ele estiver, com certeza, está feliz”, destacou a vice-governadora Eliane Aquino.

Também foram homenageadas personalidades civis e militares com o título de “Falcão Honorário”, assim como os integrantes do GTA, que foram agraciados com medalhas por tempo de serviço. Além disso, houve também a entrega de moeda comemorativa pela década de criação do GTA.

Atuação do GTA

Com a fundação do GTA foi implantado um novo sistema de prevenção e repressão à criminalidade em todo o Estado, utilizando o helicóptero em apoio às viaturas operacionais no Policiamento Ostensivo, Defesa Civil, Resgate e Salvamento no Mar, Combate a incêndios florestais e urbanos, Resgate e transporte aeromédicos, transporte de órgãos vitais para transplantes, Apoio à fiscalização ambiental, Transporte de autoridades, Controle e fiscalização de trânsito urbano e rodoviário, repressão ao narcotráfico, erradicação de plantações de maconha, repressão ao roubo e furto de veículos e cargas, repressão a assalto a estabelecimentos bancários, repressão aos crimes de extorsão mediante sequestro, além de outros, permitindo um elevado grau de eficiência na administração dos recursos materiais e humanos de policiamento graças a sua versatilidade e mobilidade.

Fonte e fotos:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário