terça-feira, 5 de novembro de 2019

SSP: BELIVALDO GERA CRISE E NÃO ENXERGA IMPLICAÇÕES PARA A SOCIEDADE.


A “blitz” realizada por diretores do Sindicato dos Policiais Civis de SE, Sinpol, no fim de semana, onde encontraram em Lagarto cidadãos esperando por mais de duas horas para a chegada de uma delegada para assinar o BO, é apenas a exposição pública de uma crise sem precedentes na SSP,, cujo principal responsável é o governador Belivado Chagas que após dar a palavra na campanha de 2018, voltou atrás e não vai mais encaminhar a Alese o Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC).

O blog tem muitos leitores na SSP, tantos policiais civis como também delegados. E até mesmo alguns delegados reconhecem a importância do fortalecimento da PC, mas não querem se expor publicamente. Porém, dos dois lados o blog vem recebendo dados preocupantes.

No fim de semana o titular deste espaço passou muitas horas conversando com policiais e delegados sobre o atual momento da SSP para tirar dúvidas e escrever este artigo.

É verdade que a PPC vem suando a camisa e dando o melhor mesmo com as condições de estrutura precárias. É verdade também que a PC, no início do governo Déda (em 2008, se o blog não está enganado), foi tirada da condição do pior salário do país passando para os primeiros lugares. Hoje o blog não sabe, mas certamente não estará entre os 15 melhores.
De lá para cá grande parte dos membros da PC faz jus das conquistas alcançadas e mudaram não só padrão de vida, mas o comportamento profissional. Antes de 2008 o blog cansava de denunciar policiais com bicos, atrelados a prefeitura e até jogo do bicho. É só fazer um levantamento na corregedoria da PC.

Sem contar com a nova turma de 15 anos para cá tanto de policiais como delegados. Acabou aquela história da polícia exigir respeito a bala, na ameaça ou até mesmo na extorsão. Os mais novos, em sua maioria têm o DNA de cursos de qualificação e foram forjados na inteligência policial.

Será que a sociedade tem saudades daquele tempo?

E o blog está achando a segurança pública às mil maravilhas? Não, mas o blog não pode deixar de reconhecer o empenho de todos, ou da maioria esmagadora. O Estado ainda se encontra no pico dos mais violentos e isso se deve – pelas próprias palavras de delegados e policiais amigos – por alguns motivos como a falta de política pública integrada, uma qualificação continuada, equipamentos obsoletos, integração fora dos gabinetes e tudo mais que apenas são lembrados no período eleitoral tanto pela situação como pela oposição.

O que propõe o projeto da OPC? Pelo que o blog leu e foi informado não tem custo, mas unifica os cargos que compõem a base da PC. Tem também a criação de uma classe final, diminuição dos interstícios na promoção automática, entre outros. E pelo que se sabe o projeto sem qualquer valor financeiro adicionado não tem nenhuma interferência no cargo de delegado, nem aumenta atribuições do policial, apenas trás segurança jurídica e profissionalismo no âmbito da polícia civil.

As implicações através dos dados recolhidos pelo blog fruto das conversas com alguns delegados e policiais:

– Falta de motivação necessária para colocar a vida em risco;
– falta de auto estima;
– Confusão generalizada entre policiais da base e policiais delegados;
– E a falta de motivação e de autoestima começam a tomar força também a PM. Alguns não só defendem abertamente a luta da PC, como estão dispostos a futura mobilização, mesmo com a dura legislação;
– Já são 70 dias sem prisão no DHPP? No primeiro semestre foram cumpridos 145 mandados de prisão de homicidas pelos DHPP. Ou seja, pouco mais de 24 prisões mês;
– Não será surpresa se o pico de homicídios aumentar como também o número de assaltos a mão armada;

Falam tanto o nome de Déda em vão, mas o legado deixado por ele de reconstrução da PC – que foi sentido anos depois – está sendo jogado no lixo e num governo que a viúva – é coparticipe.

Ao prometer e não cumprir Belivaldo está jogando a história de uma das melhores polícias investigativas do país para um estado de caos.

Está claro que a polícia civil Sergipana vive um colapso por culpa exclusiva do governador Belivaldo e da alta cúpula da PC que deveria neste momento desapegar do cargo e defender a instituição como um todo.

Belivaldo vai jogar essa história de umas das melhores polícias investigativas do país para um estado de caos.

O blog pergunta: vão esperar uma nova crise na segurança em Sergipe?

Que Deus dê lucidez ao governador e que proteja mais ainda o povo de Sergipe. Os sinais do caos instalado estão claros.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nota do blog:  Sem contar ainda que policiais e bombeiros militares estão sendo levados em "banho-maria" pelo governo que até agora não anunciou nenhuma proposta ou até mesmo perspectiva de alguma melhoria. Nem sequer o ticket alimentação que é de míseros R$ 8,00 tem sequer uma previsão de aumento, estando há mais de 6 anos congelado no mesmo valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário