terça-feira, 3 de dezembro de 2019

PREVIDÊNCIA EM SERGIPE: BELIVALDO A FAVOR, ELIANE É CONTRA E JACKSON BARRETO EM SILÊNCIO ESTRATÉGICO!


Os três principais líderes do agrupamento que comanda o Estado de Sergipe desde 2007 têm posições, no mínimo, “divergentes” sobre a proposta de Reforma da Previdência Estadual que está para ser encaminhada para a Assembleia Legislativa. Sem ter muito que fazer e dizer, o governador Belivaldo Chagas (PSD) não apenas confirmou o envio, recentemente, como deixou claro que sua proposta segue os mesmos moldes da apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro e aprovada pelo Congresso Nacional.

A vice-governadora Eliane Aquino (PT), por sua vez, não tem uma posição oficial já anunciada, mas em outras oportunidades, sobretudo no que se refere a reforma da previdência do governo federal, ela já se posicionou contra em defesa da preservação dos direitos dos trabalhadores. Não custa lembrar que o Partido dos Trabalhadores foi radicalmente contrário à proposta no Congresso Nacional e, aqui em Sergipe seria, no mínimo, contraditório não se posicionar da mesma forma.

O interessante é que o deputado federal João Daniel (PT), um dos maiores críticos do presidente Bolsonaro e da Reforma da Previdência em BSB, tem dito que o partido “ainda não tem posição definida” sobre a Reforma de Belivaldo, que vem muito próxima da apresentada ao Congresso. Logo João Daniel, que é o presidente do PT sergipano? Ele não estaria sendo omisso? E o que dizer do senador Rogério Carvalho (PT)? Quando vão se manifestar?

Mas além de Belivaldo e Eliane Aquino, uma terceira “liderança política” não pode ser desconsiderada: o ex-governador Jackson Barreto (MDB). Desde o início do ano que JB tem dado declarações fortes contra o presidente Jair Bolsonaro e contra as políticas de seu governo, como a Reforma da Previdência, por exemplo. Encampou tanto a causa que “colou” no Partido dos Trabalhadores dentro do movimento “Lula Livre” e já cogita disputar um novo mandato eletivo em 2022.

Como perguntar não ofende, qual a posição de Jackson Barreto sobre a Reforma da Previdência do governador Belivaldo Chagas? É a favor ou contra? Por que JB não se manifesta? Esse seu “silêncio momentâneo” é estratégico? Por que? E se o PT do ex-presidente Lula radicalizar contra a Reforma sergipana, como vai ficar Jackson? Seguirá o “Lula Livre” ou vai defender as indicações e cargos comissionados que mantém na gestão? O povo de Sergipe quer saber…

Veja essa!

O presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel (PT), é um crítico ferrenho do presidente Jair Bolsonaro e de sua Reforma da Previdência, mas disse que em Sergipe, sobre a proposta de Belivaldo, disse que o PT ainda não tem posição formada. Dois pesos, duas medidas…

E essa!

Ainda falando sobre a Reforma da Previdência e sobre o PT, o deputado estadual Iran Barbosa deve seguir a posição nacional do partido e votar contra a proposta que será enviada à Alese. Mas e o também petista e deputado Francisco Gualberto? Segue a legenda ou segue o líder?

Avaliação

Depois de todos os posicionamentos assumidos pelo Partido dos Trabalhadores no Congresso Nacional, radicalizando as discussões contra a Reforma da Previdência, na avaliação deste colunista, o petista que votar a favor da mesma nos Estados ou estará traindo os interesses das classes ou está dizendo à sociedade que o discurso do PT não é verdadeiro. É hora de “descer para o play”…


Nenhum comentário:

Postar um comentário