quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

SERGIPE PRECISA DE PAZ! VIOLÊNCIA AVANÇA MUITO APESAR DO ESFORÇO DAS POLÍCIAS!


Para iniciar este comentário, este colunista reafirma: antes de alguém criticar a atividade policial seria interessante se colocar no lugar de quem está exposto com frequência no combate ao crime, organizado ou eventual, até para não chegar a conclusões precipitadas. É verdade também que existem excessos nas polícias. Existem bons e maus profissionais em todas as áreas. Geralmente quem critica uma autoridade policial felizmente não teve o desprazer de se deparar com um bandido…

Na última década Sergipe pontuou como um dos Estados mais violentos do País. O número de homicídios, assaltos, furtos e outros crimes atingiu índices assustadores e quase que “incontroláveis”. Para justificar, o governo tentou minimizar, chegando a responsabilizar os gestores de outras unidades da Federação, acusando-os de não divulgar “os números reais”; e, justiça seja feita, os levantamentos anunciados apontavam para uma melhora, para um controle da violência.

Este colunista não é especialista em Segurança Pública e também não tem os números do ano passado, mas já prevê um início de 2020 bastante violento em Sergipe, e com a volta da sensação de insegurança, que tanto assustou a população nos últimos anos e elevou o Estado ao triste posto de um dos mais perigosos do País. E aqui não se trata de uma crítica aos que fazem a SSP, mesmo porque, este espaço não questiona o empenho de todos os entes envolvidos, das polícias, Militar e Civil.

Iniciamos o ano novo e, em apenas 24 dias, já foram registrados vários homicídios, feminicídios, suicídios, casos de pornografia infantil, furtos, tráfico de drogas, sequestros, roubo de veículos, assaltos a qualquer hora do dia e da noite, violência física e sexual, prisões por discriminação e injúria racial…é tanta coisa ruim acontecendo em tão pouco tempo que este colunista defende que os poderes constituídos se mobilizem em torno da PAZ! É preciso acalmar os ânimos!

Estamos em pleno verão, no meio da alta estação, com eventos sendo realizados com frequência, com turistas ocupando nos hotéis e pousadas. Há um esforço das polícias, mas também há uma preocupação, inclusive, com o impacto de tanta violência para os próximos anos, os próximos verões. É tanta violência gratuita e instituições como o Ministério Público e a OAB, por exemplo, precisam “acordar”, precisam se atentar antes que Sergipe volte perder no embate com a criminalidade.

A imprensa também tem sua parcela de responsabilidade e precisa contribuir, assim como toda a classe política e as igrejas. Mas a segurança pública não vai melhorar enquanto não foi uma política prioritária do governo do Estado. E nesse ponto não se trata apenas de valorização salarial, de reajuste ou correção de perdas, mas também de uma série de fatores. A violência está avançando, os fatos não mentem e algo precisa ser feito. Nesse caso a prevenção salva vidas…

Fonte:  coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário