quinta-feira, 2 de abril de 2020

GRUPAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ESTÂNCIA COMEMORA 20 ANOS.

O quartel foi o primeiro a ser implantado no processo de interiorização das unidades da corporação



O 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (2º GBM/CBMSE), localizado em Estância/SE, completou 20 anos de atuação na última terça-feira (31). Criado com o objetivo de reduzir o tempo resposta para os atendimentos de ocorrências no Centro-Sul do estado, o quartel foi o primeiro a ser implantado no processo de interiorização das unidades da corporação. Antigamente os moradores daquela região que precisassem acionar o socorro para algum acidente automobilístico ou combate a incêndio tinham que esperar a equipe de bombeiros do quartel de Aracaju se deslocar até lá. Mas há duas décadas esse cenário tem sido diferente e a população de Estância; Itabaianinha; Tomar do Geru; Boquim; Pedrinhas; Arauá; Santa Luzia do Itanhy; Indiaroba; Umbaúba e Cristinápolis passou a receber atendimento de forma mais rápida e eficaz.

Segundo o comandante do grupamento, major BM Jairo Cruz, é importante destacar que, além do trabalho operacional dos bombeiros militares, a comunidade que reside na área de atuação do 2º GBM pode contar com os serviços locais de análises de projeto de prevenção contra incêndio e pânico e vistorias em estabelecimentos comerciais, industriais e outros de concentração de público. “A agilidade e excelência no atendimento ao público, aliado a um gosto intrínseco das pessoas do interior, que é o velho bom bate-papo, com linguagem simples, trazem ao 2º GBM uma qualidade que faz o contribuinte se sentir à vontade sempre que precisa dos serviços da unidade”, reforça.

O 1º sargento BM Valdenilton Camarão, que tem 27 anos de serviço e atua no 2º GBM há 20 anos, lembra que os valores dos militares que, como ele, fundaram o grupamento estão enraizados na história de conquistas e avanços vivenciados pelo quartel de Estância. “Todo início de história é complicado e não foi diferente com nosso GBM. Afinal de contas, éramos os pioneiros da interiorização. Com muita luta, superamos os obstáculos que surgiram e hoje estamos colhendo os frutos plantados com a expansão dos outros grupamentos”, explica.

Para o tenente BM Jones Elvis de Queiroz, que está no CBMSE há 25 anos e fez parte do primeiro efetivo a atuar em Estância, o que mais caracteriza o 2º Grupamento Bombeiro Militar é a capacidade de trabalhar bem em equipe, nas mais variadas ocorrências de maior gravidade, já que a região apresenta especificidades como grande número de ribanceiras e curvas e registra muitos acidentes automobilísticos envolvendo veículos pesados.

“(Ontem) acordei lembrando o nascimento desse menino. Era o começo do avanço profissional desse grande homem que completa 20 anos de compromisso, amor, dedicação, profissionalismo e garra à população sergipana. Parabéns aos grandes guerreiros que passaram  por esse grandioso grupamento, como os antigos comandantes (coronéis Everaldo, Ivan, Gilvan, Eugênio e Maia), os bravos combatentes João Luiz, Mourinha, Elenaldo, Moraes, Israel, Guedes, Freitas, Evilásio e muitos outros que deram o sangue por esse grupamento, além de Raimundo, Wagner, Valdenilton e Ronaldo, que desde a fundação até hoje ajudam a fazer do 2º GBM o que ele é hoje. Continuemos a honrar essa farda grandiosa”, escreveu o tenente em mensagem enviada aos colegas de trabalho.

O trabalho em equipe também foi citado pelo 1º sargento BM Raimundo dos Santos, que possui 32 anos de serviço, sendo 20 deles dedicados ao 2º GBM. De acordo com ele, os bombeiros de lá desenvolvem suas ações visando um só objetivo, de forma que cada um sabe exatamente as capacidades e limitações do outro. “O que mais me motiva é que aqui somos uma família. Conhecemos as aptidões e dificuldades dos colegas. Já estamos juntos há muitos anos. Os mais novos integrantes estão aqui há cerca de dez anos. A gente se educa, se trata como irmão e tem respeito um pelo outro. Os poucos problemas que aparecem são resolvidos conversando. Aqui a gente ensina e aprende muito”, conclui o militar.

A cidade de Estância é uma das seis cidades sergipanas que possuem quartel do Corpo de Bombeiros. Além dela e de Aracaju, os municípios que possuem sedes de grupamentos e subgrupamentos independentes são Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Itabaiana e Lagarto. Em 2019, o 2º Grupamento Bombeiro Militar registrou 520 ocorrências atendidas em sua área de atuação, dentre resgates, salvamentos, combate a incêndios e outras demandas.

Fonte e foto:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário