sábado, 16 de maio de 2020

COMPANHIA INDEPENDENTE DE OPERAÇÕES EM ÁREA DE CAATINGA (CIOPAC) DA PMSE COMPLETA 12 ANOS DE EXISTÊNCIA. O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA A TODOS POLICIAIS MILITARES QUE FAZEM E FIZERAM PARTE DESTA HISTÓRIA DE SERVIÇOS PRESTADOS À SOCIEDADE SERGIPANA.


Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC) da PMSE.

“12 (doze) anos de existência no âmbito da segurança pública sergipana”.


1. APRESENTAÇÃO

A Polícia da Caatinga, como é conhecida na região do sertão, completa 12 (doze) anos de existência no dia 16/05/2020 e tem alcançado feitos históricos no âmbito da segurança pública sergipana, reduzindo de forma considerável os índices de criminalidades no alto e médio sertão do Estado de Sergipe, principalmente no tocante aos crimes envolvendo roubos de gado, roubos a bancos, pistolagem, assaltos, tráfico de drogas, dentre outras modalidades criminosas, crimes estes que incomodavam e ainda incomoda a população sertaneja, principalmente aqueles que vivem na zona rural.

2. HISTÓRICO

A Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC), Unidade Especializada da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), foi criada através da Portaria nº 0231/2008-GCG em 16 de maio de 2008, naquela época, denominada de “Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC)”, com o objetivo de combater os ilícitos penais que assolavam a população residente no sertão sergipano. A CIOPAC está diretamente subordinada ao Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI). A função de Comandante da Companhia de Caatinga é privativa de Oficial pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Inicialmente, a unidade fora criada com um efetivo composto por 19 (dezenove) policiais militares, após os mesmos terem concluído o I Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (I COPAC). Na ocasião, contava com três viaturas, tipo caminhonete, para cumprir a sua missão constitucional.

Ao longo dos anos, outros cursos foram sendo realizados e o efetivo foi crescendo, pois a demanda territorial do médio e alto sertão é grande e necessitava de ações mais eficazes no combate aos crimes.

Com o aumento do efetivo, o então Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC) foi elevado de categoria e passou a denominar-se ”Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC)”, através da Portaria Normativa nº 033/2016-GCG, datada de 23/02/2016, da lavra do Exmº Senhor Comandante Geral da PMSE.

Para integrar o efetivo da Companhia de Caatinga da PMSE o policial deve possuir o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC), curso este realizado em um período de 10 dias em tempo integral, onde o policial concludente é julgado apto a atuar em ocorrências de alta complexidade em uma das áreas mais inóspitas do mundo, que é o semiárido nordestino. Além disso, o candidato a ingressar nessa unidade policial deve ter o perfil de um verdadeiro “guerreiro de caatinga”, fato que deve ser demonstrado e observado ao longo do referido curso, bem como possuir conduta pessoal e profissional ilibada.

Essa tropa especializada é referência na aplicabilidade do policiamento no sertão sergipano, tanto pela seriedade quanto pelo compromisso daqueles que ostentam o Uniforme Camuflado Multicam, pois seus integrantes pautam suas ações através das seguintes virtudes: “Honra, Lealdade, Disciplina e Respeito”, bases fundamentais para fortalecer a hierarquia e a disciplina militar.


3. MISSÃO

A missão da CIOPAC é atuar de forma preventiva (nos grandes eventos públicos) e de forma repressiva (nos crimes complexos que causam clamor social - roubos de gado, tráfico de entorpecentes, pistolagens, assaltos a bancos e outros), delitos considerados de alta complexidade, além de desenvolver atividade de inteligência policial, com o objetivo de dar suporte para o desencadeamento das operações policiais de combater os referidos crimes, bem como apoiar outras unidades policiais quando necessário.


4. ÁREA DE ATUAÇÃO

A CIOPAC (Companhia de Polícia de Caatinga) atua diuturnamente nas áreas rurais e urbanas que compreendem o Alto e Médio Sertão sergipano, abrangendo 14 (quatorze) municípios, sendo eles: Aquidabã, Canindé do São Francisco, Carira, Cumbe, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, e Porto da Folha, bem como atua em outras regiões do Estado, conforme diretrizes dos grandes comandos da PMSE.


5. LOCALIZAÇÕES ESTRATÉGICAS

A Sede da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga – CIOPAC está situada na cidade de Nossa Senhora da Glória/SE, sendo que foi reativada uma Base Avançada no Povoado Vaca Serrada, município de Porto da Folha (antiga sede), por serem considerados pontos estratégicos, favoráveis ao desencadeamento de respostas rápidas no atendimento às ocorrências de grandes complexidades em áreas rurais e urbanas.


6. GESTÃO E COMANDO

A Companhia tem como atual Comandante o Capitão QOPM Fabrício Almeida Santos, o qual faz parte da unidade desde a sua fundação, anteriormente desempenhando as funções de Subcomandante e de Chefe do Núcleo de Inteligência da CIOPAC. Também desempenhou as funções de Chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE e de Chefe da Seção de Operações de Inteligência da 2ª Seção do EMG da PMSE. O atual Subcomandante é o Capitão QOAPM Balduino Nogueira Neto.


7. ENDEREÇOS

7.1 Base Sede em Nossa Senhora da Glória:
Rua Manoel Bezerra Lemos, s/nº, Bairro Divineia, Nossa Senhora da Glória/SE
CEP: 49680-000.

7.2 Base Avançada no Povoado Vaca Serrada:
Rodovia SE-230, s/nº, Povoado Vaca Serrada, Porto da Folha/SE
CEP: 49800-000.


8. PALAVRAS DO CMT DA CIOPAC

“Foi um começo muito difícil, pois não tínhamos o pleno conhecimento do terreno, onde muitas vezes ficávamos perdidos no labirinto de estradas vicinais que cortam toda a região em vários sentidos. Mas aos poucos fomos quebrando as barreiras e chegando em locais longínquos, onde passamos a ser a única presença estatal para aqueles sertanejos sofridos. Não demorou muito tempo e conquistamos a sapiência e a confiança do homem sertanejo, desbravando a região de caatinga e combatendo o roubo de gado, o tráfico de drogas, os crimes de pistolagem, e os roubos a bancos, crimes estes que assolavam toda a região. Parecia um sonho, mas era real e o sertanejo passou a ter esperança de dias melhores, podendo trabalhar tranquilamente e promover o desenvolvimento da região. Vale ressaltar que todas as nossas ações sempre foram pautadas nos princípios de “Honra, Lealdade, Disciplina e Respeito”, virtudes inerentes aos Guerreiros de Caatinga, que não nos deixa trilhar pela corrupção do mundo, pelo contrário, nos une de forma coesa e nos dar o norte para vencermos todas as batalhas que virão, sempre juntos. Agradeço a Deus e a todos os Guerreiros de Caatinga que fizeram e fazem parte da unidade nesses 12 anos de história da CIOPAC, em especial aos Guerreiros de Caatinga já falecidos (Cap. Oliveira, Sgt. Rodrigues, Sd Vinícius, Sd Genézio) os quais estão em outro plano ao lado do nosso criador. Deus no Comando sempre! Sertão!!”.

Fonte:  Companhia de Caatinga para o blog Espaço Militar

Comentário do blog:  O blog Espaço Militar parabeniza a todos os integrantes da Companhia de Caatinga e os que já integraram, pelos relevantes e valorosos serviços prestados à sociedade sergipana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário