segunda-feira, 25 de maio de 2020

HOSPITAIS LOTADOS DEIXAM PAI E FILHA, SUSPEITOS DE COVID-19, DENTRO DE AMBULÂNCIAS DO SAMU POR MAIS DE 6 HORAS À ESPERA DE TRANSFERÊNCIA NA CAPITAL.

A Secretaria da Saúde de Aracaju informou que, neste domingo (24), todos os leitos das portas de entrada estavam ocupados. A do Estado, que Samu cumpriu o protocolo.



Até por volta das 16h, deste domingo (24), um idoso de 91 anos e uma senhora de 66, pai e filha, com sintomas da Covid-19, estavam dentro de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na porta da casa onde moram, no Centro da capital, a espera de uma vaga nas unidades de saúde da rede pública, na Grande Aracaju.

“Desde às 10h40, meu avô e minha tia estão dentro da ambulâncias do SAMU. Os profissionais estão se revezando e agora, meu avô começa a ser entubado. Só pela manhã foram três ambulâncias, uma de suporte avançado, agora a tarde, outra veio trazer um torpedo de oxigênio. E a informação que temos é que não há vagas para eles”, lamenta um dos familiares, que não quer se identificar.

De acordo com o protocolo do Samu, pai e filha deveriam ser lavados para unidades porta aberta (UPAs Zona Norte e Sul, Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e Hospital Regional José Franco). O Hospital de Campanha de Aracaju só recebe pacientes encaminhados pelas outras unidades.

“Talvez a gente precise tirar essas pessoas de Aracaju, porque as urgências estão cheias. Assim que conseguir uma vaga a gente saí de lá. Porque não adianta rodar com eles dentro da ambulância, que é um suporte e transporte. Está uma procura muito grande nos hospitais para atendimento . Essa busca por atendimento as vezes lota os hospitais, muita gente que até poderia estar em casa, mas mesmo assim busca os hospitais e isso deixa as unidade lotadas”, explicou a superintendente do Samu, Karina Mendonça.

Passava das 17h, quando os pacientes foram levados à sede do SAMU, onde deveriam passar para outra ambulância e finalmente seguiriam para o hospital no município de Estância.

"Chegamos na base e o médico nos falou que, por segurança, ela terá que ir nessa unidade avançada. Que nós temos vaga em Aracaju no Hospital Universitário e em outros hospitais, mas por uma questão de protocolo, eles terão que ser removidos para outra cidade. Que é um absurdo. Eles dizem que no hospital de retaguarda tem leitos para suspeitos. E porque não os colocam lá até fazer o teste?", questiona.

Por volta das 18h30, a sobrinha da mulher de 66 anos disse que a tia apresentava saturação instável e precisou ser entubada na base do Samu, anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), e seguiu para o interior 15 minutos depois. Às 19h, a outra ambulância com o idoso também deixou a base. Antes das 20h eles já estavam no Hospital Regional de Estância.

No último Boletim Epidemiológico, divulgado no sábado (23), das 85 leitos da rede pública de Sergipe, 59 estavam ocupados. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ficou de enviar nota sobre o assunto.

Estado e Município

Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde disse que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguiu todos os protocolos para o atendimento a paciente suspeito de Covid-19.

"A Central de Regulação de Urgência enviou uma unidade de suporte básico e em seguida uma unida de suporte avançado, que prestou os primeiros atendimentos ao pai e filha. Por se tratar de moradores de Aracaju, foi tentado, inicialmente, o acesso aos Hospitais Zona Norte e Zona Sul, porém todos estavam lotados. A solução, portanto, foi buscar nas unidades da rede hospitalar quem poderia receber os pacientes com aquele perfil, sendo disponibilizadas vagas no Hospital Regional de Estância", diz a nota.


A assessoria de comunicação Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju informou que, neste domingo (24), todos os leitos das portas de entrada estavam ocupados.

Recorrência

A enfermeira do Samu, Adriana Góis, afirma que essa situação tem sido recorrente. “Na madrugada de sábado, 3h, a gente estava no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima, que é a unidade de referência em Aracaju de Covid-19, um paciente positivo, de cerca de 40 anos, foi entubado na unidade. Depois o sistema de gases não suportou, não teve como colocar em ventilação mecânica. Ele foi ambusado, pra deixar o paciente ventilado e assistido. Das 19h às 3h, foi quando este paciente conseguiu vaga em Lagarto”, denuncia.

Ela conta ainda que outros pacientes, que ela atendeu, depois de horas a espera de vaga na capital tiveram de ser transferidos para unidades em Estância, Boquim, Itabaiana e Lagarto.

"A gente está expondo os colegas do Samu em uma situação exaustiva e de risco imenso. E a população, que não está sendo atendida. Dizendo que tem muita vaga, tem hospital de campanha, mas ninguém resolve. Teve uma situação de paciente passar mais de 4h na viatura e já teve óbito, foi veiculado inclusive pela imprensa", lamenta.

Fonte e fotos:  G1 SE

Comentário do blog:  Um verdadeiro descaso da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado. Fizeram o hospital de campanha para que? Sequer tem um leito de UTI! Cadê os órgãos fiscalizadores para tomar as devidas providências? Não podemos aceitar isso calado. São seres humanos expostos a risco de morte e deixam passar 6 horas dentro de uma ambulância! Temos que parabenizar os profissionais do SAMU que com muito amor, competência e dedicação, atendiam os pacientes, esperando vagas em unidade hospitalar que não era autorizada. Quem deve ser cobrado é o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju que em suas propagandas relatam que gastaram milhões para dar suporte à população contra o coronavírus, mas o que se vê e o contrário, num verdadeiro descaso ao ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário