terça-feira, 9 de junho de 2020

DECRETO DO GOVERNO PRORROGADO. SERGIPANO CANSOU E EMPRESÁRIOS SEM PERSPECTIVAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA OU ESTÃO DEMITINDO EFETIVAMENTE OU JÁ SINALIZAM PARA O FECHAMENTO DE SEUS NEGÓCIOS.

Decreto prorrogado

O governador Belivaldo Chagas (PSD) cancelou a entrevista coletiva que daria na tarde dessa segunda-feira (8), no Palácio dos Despachos, e apenas antecipou que através de Decreto que será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (9), estão mantidas as medidas de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), até o próximo dia 15.

Nada muda

Continuam valendo todas as medidas já anunciadas e voltadas para a fiscalização, inclusive com sanções em caso de descumprimento, no sentido que as ações sejam intensificadas para que efetivamente se cumpram as medidas de isolamento social e quarentena por parte da sociedade em geral.

Flexibilização

No decreto da semana passada o governo iniciou a discussões para a retomada das diversas atividades econômicas no Estado, tendo em vista que só estão liberadas aquelas consideradas essenciais. Inclusive foi criado o Comitê Gestor de Retomada Econômica (COGERE), presidido pelo governador e responsável por monitorar, avaliar e deliberar, em reuniões mensais ou quinzenais, sobre as medidas constantes do plano de enfrentamento e retomada de atividades econômicas do Estado.

Sergipano cansou

Os últimos dados de isolamento social comprovam: os sergipanos “cansaram” da quarentena! Existe um decreto governamental em vigor, há uma exigência legal pelo uso de máscaras e os serviços essenciais devem fornecer álcool em gel. Mas se você circular pelas ruas de Aracaju, por exemplo, mesmo com o número de casos confirmados de infectados com o novo coronavírus (COVID-19), também é grande o volume de pessoas que já não “ficam em casa”!

Pode tencionar

Como o “dever de casa” não foi feito lá atrás, quando deveria ter sido partilhada a responsabilidade entre as autoridades de saúde e os representantes do setor produtivo, para que as medidas de retomadas fossem tomadas gradualmente, qualquer medida mais rígida neste momento, vai só tencionar uma realidade que já é muito complicada.

Lockdown descartado

O “lockdown”, neste momento, na avaliação deste colunista, é algo a ser descartado, até para não comprometer ainda mais centenas de postos trabalho e o setor produtivo como um todo. Quem perdeu o emprego neste período não quer nem ouvir falar em “isolamento”. Após quase três meses, é hora de se pensar em flexibilizar sim!

Reabre e fiscaliza

Na avaliação deste colunista dá para o governador do Estado iniciar uma reabertura gradual da atividade econômica, agora impondo restrições! Se o cidadão quer abrir seu negócio, se ele entende que em meio à pandemia vai ter demanda, que abra, mas que o faça cumprir as orientações sanitárias, sob pena de ser multado. A alternativa é educar a população, conscientizar as pessoas, mas permitindo a retomada do emprego, da dignidade.

Mais demissões

Empresários que já haviam aderido ao programa do governo federal para a preservação dos empregos, e que já tinham negociado a redução da carga horária e dos salários com seus respectivos funcionários, depois de três meses de isolamento, sem perspectiva de retomada da atividade econômica ou estão demitindo efetivamente ou já sinalizam para o fechamento de seus negócios. A crise tende a piorar no segundo semestre...

Fonte:  93 Notícias (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário