segunda-feira, 29 de junho de 2020

LIXO EMOCIONAL.


Eu sou Erenita Sousa, Consultora Empresarial, Coach Pessoal e de Carreira, a partir de hoje estarei escrevendo para este blog. Primeiramente, quero agradecer a Dr. Márlio Damasceno por este convite: publicar meus artigos no blog ‘Espaço Militar’.

Nossa proposta é trazer conhecimentos, assuntos destinados a um novo olhar para o seu comportamento e suas emoções. Neste artigo trarei 3 perguntas poderosas que irão fazer você refletir e olhar mais para dentro de si, ajustando comportamentos para encontrar caminhos na busca de solução, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

Estamos vivendo um momento ímpar, uma mudança de Era Planetária. Para entrar na reflexão sobre esse texto, inicio com a primeira pergunta poderosa:
Já parou para pensar no lixo emocional que você tem espalhado em suas redes sociais e ao seu redor? 

Lembre-se que, o que você emite, recebe de volta. Muitas das vezes, a pessoa nem percebem, não tem consciência de que sua fala é ‘lixo emocional’. Geralmente, são acúmulos de dores e dificuldades, frustrações e traumas que estão armazenados dentro de si há longos anos. Todavia, basta acontecer algo inesperado em sua vida que o gatilho é ativado para que esse lixo emocional seja expelido sem medir o tamanho do estrago. Comece a prestar atenção quando esse gatilho se ativa, antes você não tinha consciência. No entanto, agora você já pode se observar. A segunda pergunta é: 
Quem dentro de você quer chamar a atenção quando joga fora o lixo emocional? A sua criança ou o seu adulto?

Perceba que todos, coletivamente, estamos passando por dificuldades por conta da pandemia, ficamos limitados e proibidos de viver uma rotina normal. Dessa forma, sugiro que use a auto observação sobre suas palavras, seus gestos e seus pensamentos. Tudo isso pode ser modificado, basta você mudar a direção do seu olhar sobre você mesmo. Olhe para situações que lhe trarão serenidade e paz nesse momento de pandemia. A mudança acontece por meio do hábito e, assim, se inicia o primeiro passo. Minha terceira pergunta pra você é: Tudo está mudando e você vai continuar sentado de braços cruzados esperando o mundo voltar ao normal?

Os filmes, num processo de Coaching ou terapia, servem como metáforas para que possamos compreender com mais profundidade. Por isso, estarei sempre indicando filmes que se aliem com o conteúdo do artigo. Sendo assim, o filme que indico para melhor entendimento do ‘lixo emocional, você encontra na Netflix: ‘O vendedor de sonhos’. Relata a história de um psicólogo desiludido com a vida que tenta cometer suicídio, mas alguém inesperado aparece com ensinamentos valiosos para compartilhar.

Deixe seu comentário sobre este artigo. Escreva qual o seu aprendizado. Caso precise tirar dúvidas ou conhecer mais meu trabalho, acesse o Instagram @erenita_sousa ou entre em contato através do WhatsApp (79) 99690-2846.

Erenita Sousa 
Consultora Empresarial
Coach Pessoal e de Carreira
Mentora de Líderes e Executivos

Colaboração de Erenita Sousa especialmente para o blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário