sexta-feira, 24 de julho de 2020

SUA INFÂNCIA E O IMPACTO QUE ELA LHE CAUSA HOJE - POR ERENITA SOUSA.


“Super fantástico amigo… Que bom estar contigo no nosso balão… Vamos voar novamente... Cantar alegremente mais uma canção… Tantas crianças já sabem… Que todas elas cabem no nosso balão… Até quem tem mais idade… Mas tem felicidade no seu coração… Sou feliz, por isso estou aqui… Também quero viajar nesse balão...
Super fantástico...No balão mágico… O mundo fica bem mais divertido”.

Essa foi uma das canções em que marcou minha infância e acredito que a de muitos de vocês ouvintes. Trago essa lembrança, porque desejo levar você a sua infância.

Quando adulto temos muitas oportunidades de entrarmos no ‘balão mágico’, entretanto, muitas pessoas não experimentam viver essas experiências por medo de sentir sensações do passado. Quando a gente se diverte como uma criança, todos os problemas são deixados de lado, é como entrássemos num mundo mágico e encantado.  

Às vezes é necessário olhar para sua criança, para o mundo da fantasia, para que sua vida adulta tome posição no mundo. Quando você deixa sua criança esquecida ou luta contra ela, mesmo inconsciente, você a machuca e, sem saber, se torna prisioneiro de si mesmo.

“Na psicoterapia sempre se soube que vivências pessoais traumáticas podem acarretar duradouras perturbações físicas e psíquicas quando, por motivo de sobrecarga atual, são reprimidas e excluídas.” Como você recorda sua infância? É leve ou pesada? Você já havia parado para pensar sobre isto? 
A criança gosta de liberdade, de sorrir e se divertir sem julgamentos.

Para trabalhar com desenvolvimento de pessoas, foi crucial pra mim passar pelo meu processo terapêutico. A partir daí tomei consciência sobre a condição da minha criança interna. E as consequências sobre à consciência da memória e o estado emocional dela onde afetava minha vida adulta. Eu a libertei, eu a permiti ser livre, a dar gargalhadas, a amar incondicionalmente, a conhecer pessoas, a viver intensamente, a ser criativa e a explorar novos conhecimentos.

Quanto mais eu olho para ela e permito a liberdade, mais ela me fortalece para ser quem eu sou e me posicionar nos meus papéis como deve ser no mundo.

Se você quer ter a liberdade de ser verdadeiramente quem você é, permita olhar para sua criança, acolhe-la e honrar toda sua infância, o que foi bom e o que não foi. Estamos emaranhados por nosso sistema familiar, nossos ancestrais, podemos olhar para isto e nos libertar sem culpa. Coloque a ordem dentro de você, primeiro vem sua infância, depois a puberdade, depois o adulto. Purifique cada momento desse em você e seja livre para viver plenamente em todos os aspectos da vida. Fale para você mesmo, diariamente: Eu me aceito, eu me curo, eu me liberto.

Dica de filme para profundar esse tema: Divertidamente. Um filme incrível, infantil para os adultos que nos mostra: a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Raiva e o Nojinho. Na mente de uma garotinha cada uma dessas emoções tem vez. 

Deixe seu comentário sobre este artigo. Escreva qual o seu aprendizado. Caso precise tirar dúvidas ou conhecer mais meu trabalho, acesse o Instagram @erenita_sousa ou entre em contato através do WhatsApp (79) 99690-2846.

Erenita Sousa 
Consultora Empresarial
Coach Pessoal e de Carreira
Terapeuta Integrativa
Mentora de Líderes e Executivos

Colaboração de Erenita Sousa para o blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário