segunda-feira, 3 de agosto de 2020

"ESTOU PREPARADA PARA SER PREFEITA DE ARACAJU", DIZ PRE-CANDIDATA A PREFEITA GEORLIZE TELES.


“Estou preparada e disposta a assumir esse novo desafio, confio na minha capacidade de realizar um bom trabalho em favor da sociedade aracajuana e é essa a maior razão de querer ser prefeita eleita de Aracaju, ser novamente a primeira será mais uma coincidência”. Essa declaração da delegada Gerolize Teles mostra um lado forte de sua personalidade: a determinação. Para ela, ser prefeita de Aracaju não é apenas um desafio, mas a confiança que ela tem em si mesma e no que ela pode fazer pela capital de todos os sergipanos, caso venha a disputar a se eleger a primeira mulher eleita prefeita de Aracaju. Com
a palavra, a delegada Georlize Oliveira Costa Teles nessa entrevista exclusiva ao jornalista Toni Alcântara para o CINFORM MUNICÍPIOS.

Cinform Municípios: Quem pesou mais na decisão de se lançar pré-candidata a prefeita de Aracaju foi a agente de polícia ou a cidadã e gestora com serviços prestados à população?

Georlize Teles: A cidadã e o ser humano Georlize terá sempre o maior peso nas decisões por mim tomadas. Sou uma cidadã que me fiz aracajuana por amor à nossa terra. Aqui me formei em Direito, me tornei delegada de polícia e exerci minhas atividades profissionais. Casei-me, tive e criei meus filhos aqui. Por Aracaju, por respeito a essa cidade de oportunidades, me lanço pré-candidata à prefeitura. Certamente, o modo como tenho construído a minha história como servidora pública me permitiu estar
sempre próxima do povo e escutar as suas angústias e necessidades, coisa que sempre fiz ao longo de minha história. Sempre estive disposta a ouvir a todos. A minha atuação como delegada me levou a assumir postos de comando em âmbito estadual e municipal, respondendo de forma satisfatória em todos eles. Conheço nossa cidade e buscarei acolher a todos, principalmente aqueles que mais precisam da presença do poder público. Fiz por onde passei. Quero fazer por toda Aracaju.

Até que ponto o presidente estadual do DEM, José Carlos Machado, influenciou na sua decisão de disputar a Prefeitura de Aracaju? Foi a partir de uma entrevista de Dr. José Carlos Machado, na qual apresentou o meu nome como um daqueles que reunia condições para disputar a Prefeitura de Aracaju, que despertou em mim o desejo de participar do processo. Entretanto, o fundamental para a minha tomada de decisão foi o meu lado técnico e profissional, aliados ao fato de que reconheço que ao longo de minha história construí junto à sociedade condições que legitimam o meu desejo de pleitear o cargo eletivo. Venho para a política depois de ocupar cargos de gestão (Secretária Estadual de Segurança Pública, Secretária Estadual de Justiça e Cidadania, Secretaria de Defesa Social em Aracaju e Estância) e em todos implementando políticas públicas que são reconhecidas pela sociedade. Tudo que fiz foi sempre de modo coletivo. Não poderia ser pré-candidata sem pertencer a um grupo, assim o apoio de Dr. Machado foi e será sempre fundamental. Ele reconhece o compromisso que sempre tive nas funções
que ocupei. Acompanhou a disposição e a energia empreendidas, bem como a busca incessante de fazer o melhor pelo Estado, e, em especial, por Aracaju. Assim, o Partido endossou o apoio a minha candidatura.

Tem critérios para definir o nome para vice e em que níveis estão, nesse momento, os debates para isso? Tanto o prefeito quanto o vice precisam estar comprometidos com a cidade. Estamos buscando parcerias pautadas em um conteúdo programático afinado com a pauta que entendemos ser a melhor para o povo aracajuano. Sobretudo, queremos fazer alianças transparentes e republicanas, sem acomodações políticas. O vice é de fundamental importância em uma eleição e na gestão da Prefeitura. A condução do projeto e a execução deve ser compartilhada e alinhada, daí a imprescindibilidade da confiança e lealdade entre (as)os ocupantes das duas funções. Há necessidade de uma sintonia que gere confiança e aceitação pela população.

Qual a sua opinião sobre possíveis alianças em torno do seu projeto de pré-candidata a prefeita de Aracaju? Tenho mantido diálogo com vários outros partidos buscando possíveis alianças. Estou firme no propósito de firmar parcerias que nos ajudem na disputa à prefeitura de Aracaju, por reconhecer a importância do fortalecimento do grupo. Não haverá vetos por matriz ideológica. Essas terão como princípios basilares a ética e o compromisso com o povo aracajuano.

Há quem aposte que o seu nome foi colocado pelo DEM para ser uma possível vice de outra candidatura. Isso tem fundo de verdade? Não acredito nisso. Não falo em nome do partido, entretanto, por questão de justiça, preciso reconhecer que, depois da minha aceitação de encarar a disputa para a prefeitura de Aracaju, o Presidente José Carlos Machado tem andado lado a lado comigo na busca pelo fortalecimento do projeto. Cultivo o sentimento de que estou preparada, alcancei a maturidade profissional, tenho consciência e espírito público. Estou à disposição do partido e com uma vontade imensa de fazer o melhor pelo povo.

E também há quem diga que a senhora tem receios de falar sobre a administração do ex-prefeito João Alves. Isso procede? “Gratidão é a memória do coração”. Herdei de mãe, que me deixou aos 16 anos, princípios como lealdade, honra, decência e gratidão. Dr. João Alves, como Governador de Sergipe, foi o primeiro a enxergar em mim o potencial de gestão pública, como poderia ter receios de falar sobre ele ou suas gestões? Defenderei com orgulho o legado de gestor do Dr. João Alves, ele representa a história
de Sergipe, um homem visionário, um estadista, um estudioso apaixonado pelas questões do Nordeste e dos problemas decorrentes das desigualdades regionais. Responsável pelas grandes obras estruturantes em nosso estado. As principais vias de Aracaju foram por ele construídas, as pontes da Coroa do Meio e
Aracaju/Barra. Enfim, do litoral ao sertão sergipano as grandes obras foi João quem fez.

Georlize Teles é uma mulher arrogante, como pensam alguns, ou apenas uma mulher decidida? Decididamente, desconhecia esse traço apontado na minha personalidade. No entanto, dada à convicção e veemência com que defendo as coisas em que acredito, é possível que haja essa interpretação. Não me
sinto arrogante quando tomo como parâmetro o conceito de que a arrogância traz consigo uma ausência de justiça, falta de respeito e consideração ao próximo. Sempre pautei minhas ações no respeito ao próximo e na busca de uma convivência social saudável guiada por um senso de justiça inarredável. Sempre tive tranquilidade em receber críticas e respeitar as opiniões divergentes. Mas, considerando a pergunta feita, procurarei, ainda mais, avaliar as minhas falas e verificar se há nas mesmas traços de arrogância. Sempre é tempo de buscar um crescimento espiritual e pessoal. Sou um ser humano, sou o que sinto, sou os valores que prezo. Entendo os limites da minha humanidade. Peço que interpretem a força da minha fala apenas como a de alguém que acredita decididamente naquilo que fala, pois vem do coração.

Na sua opinião, a atual administração do prefeito Edvaldo Nogueira atende a expectativa da população e da cidade? Afirmo que não. Pelo menos esse é o sentimento que tenho quando converso com o povo. Como já tive a oportunidade de dizer em outras entrevistas, entendo que sendo prefeito pela terceira vez algumas questões cruciais para a população já deveriam ter sido resolvidas no primeiro ano de gestão e
não foram, a exemplo da licitação de ônibus. Agora com a pandemia do COVID - 19, ficou escancarada a fragilidade do nosso sistema municipal de saúde e a dificuldade no gerenciamento do prefeito na condução da resposta ao problema.

De zero a dez, que nota a senhora dá ao governo Belivaldo Chagas e por que? Em outras oportunidades já me pediram para atribuir uma nota ao Governo, mantenho o que respondi, precisaria haver estabelecido critérios de avaliação, pois de outra forma é apenas uma opinião desconectada de qualquer razoabilidade técnica.

A senhora foi uma das primeiras delegadas de Sergipe, a primeira mulher a assumir a SSP, também primeira mulher secretária de Justiça, e agora quer ser a primeira prefeita eleita de Aracaju. Um sonho ou uma possibilidade? Nunca pensei em ser a pioneira nos diversos cargos que ocupei, apenas aceitei convites que me foram feitos, encarando e dando solução aos problemas que eram apresentados. Não há
o que falar em sonho ou possibilidade, posso dizer que sempre acreditei que conseguiria fazer tudo aquilo que me dispusesse a fazer. As oportunidades foram construídas com determinação, compromisso e trabalho. Foi assim quando fui a primeira a apitar futebol, como a primeira mulher a assumir a Diretoria Administrativa e Financeira da SSP/SE e tantas outras funções e cargos. Estou preparada e disposta a assumir esse novo desafio, confio na minha capacidade de realizar um bom trabalho em favor da sociedade aracajuana e é essa a maior razão de querer ser prefeita eleita de Aracaju, ser novamente a primeira   será mais uma coincidência.

Fonte:  Cinform

2 comentários:

  1. Georlize, o nome que representa competência, compromisso com o público em toda sua carga semântica Georlize se apresenta como um nome de relevância para assumir a prefeitura de Aracaju, a ELA meu irrestrito APOIO.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com as palavras da dra. Joerlize e também apoio

    ResponderExcluir