quarta-feira, 19 de agosto de 2020

MUNICÍPIOS COM GASTOS ACIMA DA LEI: CANDIDATOS PROMETERÃO EMPREGOS?


Eleição sim, outra também as promessas de emprego permeiam as campanhas eleitorais. E esta prática, embora ilegal, faz a diferença no eleitorado de pequenas cidades em que as prefeituras são quase sempre uma cabine de empregos para apadrinhados e familiares dos gestores.

Com a pandemia e recessão da economia mundial, a promessa de emprego nas campanhas que se avizinham devem seduzir os eleitores mais desavisados. Mas as promessas podem ser uma cortina de fumaça, um blefe, algo que nunca se cumprirá. Se levar em consideração os estudos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) que levava em consideração os gastos dos municípios até julho de 2019, as finanças de 59 municípios sergipanos estão no vermelho.

Imaginem cidades como Nossa Senhora Aparecida com um percentual de gastos com pessoal de 65,01%; Macambira que compromete 61,56% do roçamento com encargos e folha de pessoal; Telha que chega a 69,99%; Santa Rosa de Lima alcança 78,30%; Carira com 71,13% e Frei Paulo com 69,14% estão acima do que preconiza a lei.

Portanto, quando algum candidato usar do subterfúgio das famosas promessas de emprego, algo que se configura como crime eleitoral, o cidadão tem duas opções: não acreditar e gravar o sujeito prometendo e em seguida levar ao conhecimento da Procuradoria Regional Eleitoral.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário