terça-feira, 18 de agosto de 2020

POLÍCIA MILITAR COMEMORA 19 ANOS DE ATUAÇÃO DO PROERD EM SERGIPE.

A celebração desse ano foi marcada pela comemoração oficial do primeiro Dia Estadual do Proerd em Sergipe, respaldado pela aprovação da Lei 8.699, de 30 de junho de 2020



Na última sexta-feira, 14, a Polícia Militar do Estado de Sergipe comemorou duas marcas históricas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd): seu aniversário de 19 anos na Corporação e o primeiro Dia Estadual do Proerd em Sergipe, aprovado através da Lei 8.699, de 30 de junho de 2020. Para celebrar essa data especial, um evento comemorativo foi transmitido ao vivo através do canal oficial da PM no YouTube, a Live Proerd: Valorizando a Vida. Uma verdadeira festa onde bons momentos foram recordados, a vida foi celebrada, e todos de casa puderam conhecer um pouco mais sobre o programa de prevenção primária presente em todas as polícias militares do Brasil.

Na oportunidade, o público prestigiou apresentações artísticas, como o quarteto de saxofones do Corpo Musical da PMSE e a dupla musical composta pelo sargento Lima, no teclado, e a soldado Bárbara, cantando belíssimas canções da Música Popular Brasileira . Já o Léo, leão mascote do Proerd, deu um show na dança e como sempre, abrilhantou o evento. O público de casa ainda pode concorrer a diversos brindes, por meio do sorteio realizado através do perfil oficial do Proerd no Instagram, o @proerdsergipe.

Muitas homenagens foram realizadas aos policiais que atuam em sala de aula, levando conhecimento e informação aos alunos proerdianos ao longo desses 19 anos de atuação. A capitã Adriana Littig, coordenadora estadual do Proerd, ressalta que a ação foi importante para marcar essa data. “Eu costumo dizer que o Proerd já é um patrimônio do povo sergipano. Nós que atuamos diretamente no programa nos esforçamos cada dia mais pra presentear nossa sociedade com esse serviço tão importante. É com muita alegria que vejo o Proerd cada dia mais se fortalecendo e sendo valorizado”, frisou a oficial.

De forma remota, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral Santos, também saldou aos policiais e parabenizou esse brilhante trabalho de Segurança Pública da Polícia Militar. A live está disponível na íntegra em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=SZmCdBHN600

O Proerd

O programa norte-americano, o Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), chegou ao Brasil através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o nome de Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ainda em 1998. Em Sergipe, foi implantado em 2001, sob a coordenação da então Tenente Valéria Tatyane dos Santos Barros, na gestão do Coronel do EB Pedro Paulo da Silva.  A oficial ficou a frente da coordenação por 12 anos, alcançando o posto de Coronel, em 2016.  Atualmente, a Capitã Adriana Littig coordena o Proerd em Sergipe, tendo assumido a função em 2013, quando ocupava o posto de Tenente. Ao longo desses 19 anos de história foram mais de 80 mil crianças formadas nos currículos do 5° ano, 7° ano, nas séries iniciais do fundamental e na educação infantil.

Nesse período, houve algumas atualizações curriculares do programa, sempre em conformidade com as normas internacionais do DARE. Essas atualizações atendem a demanda social do serviço de segurança pública preventiva contemporânea. O currículo atual aplicado em sala de aula é o Caindo na Real, baseado na Teoria Socioemocional da Aprendizagem. Inúmeros avanços foram alcançados em benefício da segurança pública, como o convênio 795199/2013 entre a PMSE e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, em 2013, que possibilitou adquirir instrumentos de trabalho, como por exemplo: viaturas, notebooks, projetores, computadores e tablets, além dos livros utilizados em sala de aula e camisas para os alunos formandos. Também seis Cursos Nacionais de Formação de Instrutor Proerd já foram realizados em Sergipe, sendo o último em agosto de 2018. E este ano mais uma marca importante foi alcançada, que colabora no fortalecimento desse trabalho no nosso estado: o Dia Estadual do Proerd. O projeto de lei que institui o dia 14 de agosto como Dia Estadual do Proerd em Sergipe, é de autoria da Deputada Estadual Janier Mota, e foi aprovado em 17 de junho de 2020.

Fonte e fotos:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário