sexta-feira, 4 de setembro de 2020

CORPO DE BOMBEIROS ORIENTA SOBRE COMPRA E ARMAZENAMENTO DE BOTIJÃO DE GÁS.

É necessário verificar as condições físicas do cilindro, além de ter cuidado com o armazenamento dele para evitar acidentes

O botijão de gás está presente em diversas residências e precisa de cuidados para que não ocorram acidentes. É necessário ter atenção ao local de venda, verificar se não há danos ou avarias, além de armazená-lo corretamente. Desse modo, o Corpo de Bombeiros traz orientações para que não venham a acontecer acidentes tanto no ambiente doméstico, quanto em estabelecimentos comerciais.

O tenente Fabiano Queiroz, do Corpo de Bombeiros, destacou que os riscos de explosão de um botijão de gás são relativamente baixos. “É importante frisar que esse botijão dificilmente irá explodir. Pois, contém um plugue fusível, onde existe uma liga metálica que, em uma temperatura entre 78ºC e 90ºC, irá derreter aliviando toda a pressão de dentro desse cilindro”, citou. 

No entanto, para evitar acidentes, é primordial que sejam verificadas tanto a condição do local de revenda, quanto a estrutura física do botijão de gás. “A aquisição só deve ser feita em locais devidamente credenciados pelo Corpo de Bombeiros. Essa é a sua segurança de que o local segue todas as normas vigentes”, mencionou o tenente.

Fabiano Queiroz reforçou que os cuidados com a condição física do botijão de gás também são fundamentais para a segurança de todos. “Observe se não há ferrugem ou amassados. Esses são sinais de que pode sofrer alguma fissura, ocasionando acidente. Verifique também se o lacre não está violado e se contém a etiqueta de segurança. Só faça o armazenamento desse cilindro em locais devidamente ventilados, pois se houver vazamento, esse gás será dissipado na atmosfera”, explicou.

O tenente orientou sobre como as pessoas devem proceder em caso de um vazamento de gás do botijão. “Em caso de vazamento, é preciso manter a calma. Se houver fogo, afaste materiais combustíveis e desligue a válvula. Se não houver fogo, não ligue ou desligue nenhum equipamento elétrico e abra as portas e janelas para ventilação. O acionamento ao Corpo de Bombeiros pode ser feito pelo 193”, instruiu.

Fonte:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário