quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PMSE PARTICIPA DA SEGUNDA EDIÇÃO DA SENASP ITINERANTE NA CIDADE DE NATAL/RN.

A etapa Nordeste da ação idealizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJSP reúne representantes das forças de segurança pública dos Estados da região




Teve inicio nessa terça-feira, 20, na cidade de Natal (RN), a participação da Polícia Militar do Estado de Sergipe na segunda edição da “Senasp Itinerante”, iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) que visa ampliar a interlocução da pasta com as secretarias estaduais de Segurança Pública e ouvir as principais demandas dos estados para apresentar possíveis soluções voltadas à melhoria da área tendo em vista a realidade local.

Diante dos secretários de estado da segurança pública, comandantes-gerais das polícias militares, comandantes-gerais dos corpos de bombeiros militares, chefes de polícia civil e dirigentes de polícia científica de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, o secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP, Renato Paim, abriu o evento apresentando as ferramentas utilizadas pela pasta e se colocando à disposição dos representantes dos órgãos de segurança pública estaduais do Nordeste. “A Senasp Itinerante é uma oportunidade de diálogo, integração e de aproximação com aqueles que executam diariamente a segurança pública e a defesa social. Trouxemos nossos diretores, coordenadores e demais técnicos da área para conversar com os senhores e apresentar as ferramentas que dispomos. São ferramentas gratuitas que podem contribuir efetivamente com as forças estaduais”, afirmou.

Durante a etapa Nordeste, que vai até o dia 22 de outubro, a PMSE está sendo representada por uma comitiva liderada pelo subcomandante da Corporação, coronel Paulo Paiva. “O evento é uma oportunidade muito importante para conhecermos os projetos em andamento e tomarmos conhecimento dos projetos futuros da Secretaria Nacional de Segurança Pública e, principalmente, criarmos contatos pessoais com as equipes técnicas de cada um desses projetos, facilitando a integração e a interação entre os órgãos estaduais e a estrutura nacional”, frisou.

Uma das ferramentas digitais destacadas pelos representantes do Ministério da Justiça foi o Sinesp Agente de Campo, um aplicativo que foi projetado pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Senasp/MJSP para agilizar o trabalho dos profissionais que fazem parte do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Nele, os agentes poderão obter informações em tempo real, com mais agilidade e eficácia no atendimento à população.

De acordo com a Senasp, somente na região Nordeste, o aplicativo vai integrar 20.039 agentes. No Rio Grande do Norte, serão integrados 1.756 agentes. Esse número é referente aos agentes que já utilizam as ferramentas do Sinesp e que poderão ter acesso ao novo Agente de Campo.

Até a próxima quinta-feira, 22, serão debatidos o fortalecimento das instituições, políticas de prevenção à violência e a valorização dos profissionais da segurança pública.

A ação Senasp Itinerante começou no dia 06 de outubro na região Centro-Oeste. A comitiva passou por Goiânia e irá percorrer, até dezembro, outras três capitais: Rio Branco (AC), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) , cobrindo, com isso, as cinco regiões do País.

Além do subcomandante, representa a Polícia Militar de Sergipe, o chefe da  2º Seção do Estado Maior, coronel Edenisson da Paixão, o major Alysson Cruz, integrante do  Setor de Projetos e Captação de Recursos da PMSE, além do chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), tenente Eduardo Tavares Santos.

Fonte e foto:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário