quinta-feira, 26 de novembro de 2020

EFETIVO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE CONTINUA EXTREMAMENTE BAIXO. SÓ PARA SE TER UMA IDEIA, SERGIPE CHEGA A TER 60 BOMBEIROS POR DIA PARA ATENDER A TODOS ESTADO SERGIPANO E EM ALGUNS CASOS 7 BOMBEIROS PARA 42 MUNICÍPIOS. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR QUE O GOVERNADOR PROMETEU CHAMAR ATÉ O DIA 01/10/2020, MAIS 130 APROVADOS NO CONCURSO DO CBMSE E ATÉ AGORA NADA! CONFIRAM O AÚDIO DA PROMESSA NÃO CUMPRIDA. A ASPRA/SE COLOCOU-SE À DISPOSIÇÃO DOS APROVADOS PARA APOIAR A LUTA PELA CONVOCAÇÃO.


O efetivo do Corpo de Bombeiros vêm se deteriorando ao longo desses anos. São mais de 10 anos sem concurso, tanto para soldados como para oficiais. Isso criou uma lacuna operacional gigante no Corpo de Bombeiros de Sergipe. Em 2018 foi realizado concurso para a corporação (200 vagas para soldados e 12 para oficiais), porém em outubro de 2019 apenas 82 aprovados foram convocados.

Os 130 aprovados restantes aguardam a convocação. Esta que o governador assumiu o compromisso de realizar no centenário da corporação (01/10/2020) mas até o momento não ocorreu.

Sabe-se por projeções que, caso nada seja feito, o corpo de bombeiros terá apenas 350 bombeiros em 2022. Isso porque 40% do efetivo atual já possui mais de 20 anos de serviço.

É inadmissível um déficit de 1.850 homens aproximadamente até 2022, segundo o planejamento estratégico do CBM-SE e a própria ONU. Logo, estamos a beira de um colapso operacional no Corpo de Bombeiros em Sergipe.

CONSEQUÊNCIAS DE UM BAIXO EFETIVO

O baixo efetivo implica consequências gravíssimas para a população sergipana, afetando todo o estado. 

Casos estarrecedores já foram denunciados na ação do Ministério Público de Sergipe, após provocação do advogado Márlio Damasceno. Essa ação de 2017 exigi a contratação de 700 bombeiros de imediato É sabido que apenas 1 em cada 3 ocorrências consegue ser atendida pelo Corpo de Bombeiros em Sergipe (CIOSP). Ou seja, de cada 3 ocorrências, 2 não são atendidas. São vidas e patrimônios que poderiam ser salvos com a reposição do efetivo.

PROMESSA DO GOVERNADOR NÃO FOI CUMPRIDA.

O blog Espaço Militar através do seu titular esteve presente à solenidade ocorrida no dia 07 de outubro de 2019, quando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) completava 99 anos de existência, e em seu discurso, o governador Belivaldo Chagas, relatou que fez o concurso para chamar 200 bombeiros militares, porém devido a dificuldade do estado, estaria chamando naquela época, devido as condições financeiras, 70 aprovados e que até o dia 1º de outubro do corrente ano, quando a corporação completou 100 anos de existência, chamaria os 130 aprovados restantes, do total de 200, porém a data chegou e o governador não cumpriu o que prometeu.

O blog Espaço Militar disponibiliza mais uma vez a gravação que fez do discurso do governador Belivaldo Chagas há cerca de pouco mais de 01 ano e 01 mês, onde prometia até o dia 1º de outubro de 2020, chamar mais 130 aprovados no concurso do CBMSE, porém não cumpriu. Confiram no link abaixo:

https://soundcloud.com/user-956810940/espaco-militar-audio-do-discurso-do-governador-belivaldo-chagas-durante-solenidade-comemorativa-aos-99-anos-do-cbmse

Como perguntar não ofende, quando é que o governador vai cumprir a palavra que deu aos aprovados no concurso do CBMSE? Aguardamos a resposta.

Em entrevista ao programa Sergipe em Foco na Comunidade FM, a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), colocou-se à disposição dos aprovados do concurso do CBMSE que ainda não foram chamados, para realizarem uma reunião na próxima semana, com o objetivo de traçar metas para buscar o chamamento dos 130 aprovados, bem como, a possível convocação de excedentes, visto que as 200 vagas prometidas para o concurso da citada corporação, como diz no jargão popular, "não tapam nem o buraco do dente".

Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário