terça-feira, 29 de dezembro de 2020

CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO? POR QUE SERGIPE TEM O PIOR PIB DO BRASIL?


A classe política sergipana precisa, urgentemente, fazer uma ampla reflexão sobre o cenário que estamos vivenciando e, principalmente, onde ainda poderemos chegar! Os dados não são deste colunista, mas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): em 2020 chegamos a triste marca de pior PIB (Produto Interno Bruto) do País! Tudo bem que estamos vivenciando os efeitos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que afetou a economia mundial esse ano, mas a verdade é que não chegamos ao “fundo do poço” agora…

A intenção deste colunista não é de “amenizar” para o governador Belivaldo Chagas (PSD), que também tem sua parcela de “culpa” nisso tudo, mas seria injusto atribuir a ele uma responsabilidade que deve ser compartilhada com todos, políticos de situação, de oposição, mas também com o Poder Judiciário e com os órgãos fiscalizadores do Estado, como o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa e o Ministério Público Estadual. Ninguém pode se eximir! É bem verdade que há também quem tenha alertado, quem vinha cobrando mudanças, mas o problema é coletivo…

A marca de “Pior PIB do Brasil” vem sendo construída há algum tempo; justiça seja feita, quando deixou o governo, em dezembro de 2006, apesar das perseguições que sofreu do então presidente Lula, o ex-governador João Alves Filho (in memoriam) deixou o Estado com excelentes condições de endividamento. Havia folga no caixa para reajustes, para pagar os servidores dentro do mês trabalhado e até para investimentos. Tanto que seu sucessor, Marcelo Déda (in memoriam) pôde contemplar algumas categorias e tomar uma série de empréstimos vultuosos para o Estado…

Mas desde a gestão de Déda – com respeito por sua ausência – que os indicadores do Estado começaram a cair. Alguns setores podem até “escamotear” a verdade, omitir alguns dados ou “passar o pano” sobre determinadas situações e/ou circunstâncias, seja lá por quais razões, mas a “frieza” dos números verdadeira, é real. Se com Déda a coisa saiu do controle, no governo de Jackson Barreto (MDB) findou desandando. E Belivaldo, que nesse intervalo foi vice-governador por duas vezes, e hoje tem a “caneta nas mãos”, também deve ser responsabilizado.

Quando este colunista “responsabiliza” a todos é no sentido de que só chegamos a esse estágio tão ruim porque, direta ou indiretamente, cada um tem sua parcela de culpa. Inclusive a imprensa! Muitas vezes a “omissão” de alguns, o “silêncio dos inocentes”, gera consequências danosas, porque “a conta sempre chega”! E chegou! Como um Estado, territorialmente pequeno e com boas condições de governabilidade pode ter chegado ao “fundo do poço”? Perdemos a Petrobras? Por que? A culpa é só do governo federal? Qual o atrativo que um investidor de grande porte encontra hoje em Sergipe?

Turismo? Há quanto tempo nossos cânions em Canindé do São Francisco estão esquecidos? Nem precisa ir tão longe! Temos uma ponte que potencializou a região Norte “caindo aos pedaços” e a Orla que já foi a “mais bonita do Brasil” às escuras, à mercê dos marginais, servindo para venda e consumo de drogas e prostituição. É essa reflexão que cada político desse Estado precisa fazer! Que Sergipe nós queremos? Podemos melhorar ou há como piorar ainda mais? Deixe a politicagem de lado e foquem na boa política. É preciso dar as mãos, antes que seja tarde demais…

Fonte:  Faxaju (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário