terça-feira, 19 de janeiro de 2021

EM ITABI, PREFEITO FOI O PRIMEIRO E SER VACINADO MESMO NÃO FAZENDO PARTE DO GRUPO PRIORITÁRIO.


Nesta terça-feira, 19, as doses foram distribuídas para as cidades do interior do estado e alguns municípios já iniciaram com as vacinações. Seguindo o plano de vacinação do estado, neste primeiro momento, devem ser vacinados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19, indígenas aldeados e idosos que moram em asilos, entretanto, em Itabi, o prefeito Júnior de Amyntas foi o primeiro a ser vacinado, mesmo não fazendo parte do grupo prioritário.

Itabi recebeu a remessa das vacinas na manhã de hoje. Ao todo, foram enviadas 31 doses para o município que conta com cerca de cinco mil habitantes. Falamos com a Secretaria de Estado da Saúde. A SES informou que a responsabilidade da vacinação e da fiscalização é de cada cidade. O Ministério Público Estadual disse que a Promotoria de Justiça de Itabi tomou conhecimento do fato por meio da imprensa e que vai instaurar um procedimento.

Já o Ministério Público Federal se manifestou dizendo que, após as informações circuladas pela imprensa, enviou solicitação à prefeitura para justificar o ato no prazo de 24h. O documento afirma que "considerando que a quebra da ordem de prioridade definidas nos Planos Nacional e Estadual pode configurar conduta que causa grave prejuízo à saúde pública, além da quebra dos princípios que regem a administração pública previstos no art. 37 da Constituição (princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), podendo vir a caracterizar, inclusive, eventual ato de improbidade administrativa".

A prefeitura emitiu uma nota informando que a vacina ao prefeito aconteceu como "um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população itabiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito". A nota ressalta, ainda, que não foi um ato de caráter político.

Foto:  redes sociais

Fonte:  A8SE

Comentário do blog:  É muita cara de pau inventar uma desculpa esfarrapada dessas para justificar ser o primeiro a ser vacinado, sem ser do grupo de risco. Esperado do Ministério Público Estadual uma apuração rigorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário