sábado, 2 de janeiro de 2021

NOVA VIATURA DE COMBATE A INCÊNDIO É ENTREGUE AO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE.






Na manhã da última quarta-feira, dia 30 de dezembro, foi realizada a entrega de uma nova viatura de combate a incêndio ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), no Quartel Central, em Aracaju. Os recursos para a aquisição da viatura, no valor de R$ 633.500, são fruto de uma Emenda Parlamentar Individual Especial do senador Alessandro Vieira (Cidadania), que esteve presente no ato de entrega.

“O Corpo de Bombeiros é a instituição que atende os momentos de maior emergência da sociedade. É o momento de fazer a recomposição da sua estrutura e estamos colaborando para isso como parlamentar, na medida do possível. A gente trabalha com o sistema de emendas participativas, ou seja, é o cidadão que vota e escolhe para onde vai o dinheiro. Respeitamos muito o recurso público e o Corpo de Bombeiros sempre consta como um dos principais alvos. Um dos objetivos principais da população é garantir um bom funcionamento do Corpo de Bombeiros. Temos essa parceria desde o primeiro ano de mandato e ela vai continuar. Certamente outros projetos virão, como é o caso do Centro de Treinamento, que a gente espera ver executado em 2021”, afirmou o senador Alessandro Vieira.

O comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José, falou sobre a importância da nova viatura e entregou ao senador um botton comemorativo do centenário da corporação. “Nós estamos fechando o ano com chave de ouro, com a chegada dessa viatura. Ela vem num momento muito oportuno, de demandas crescentes, em função dos incêndios em vegetação típicos dessa época do ano. Nós agradecemos ao senador Alessandro Vieira a destinação desses recursos, que fez com que esse veículo chegasse com celeridade e a viatura já entra em operação a partir de hoje.  A perspectiva é que no ano que vem nós tenhamos mais sete viaturas. Nós estamos vivenciando um momento importante para a instituição”, apontou.

O secretário de Governo, José Carlos Felizola, representou o governador do Estado, Belivaldo Chagas, no ato de entrega. “É mais um presente para a comemoração dos cem anos do Corpo de Bombeiros. Nós que fazemos o governo do Estado somos muito gratos ao senador Alessandro Vieira. Essa viatura chega num momento de expansão do Corpo de Bombeiros com a chegada de novos soldados, de novas unidades que já estão sendo pensadas, como é o caso de Nossa Senhora da Glória. Enfim, é um momento de muita expectativa de crescimento do Corpo de Bombeiros, uma instituição que é tão amada e merece nosso respeito e sobretudo nosso trabalho”, afirmou.

O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), coronel José Andrade, também participou da entrega representando o secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes.

Participação popular

O projeto de aquisição da viatura foi escolhido através da participação popular. “Ele foi apresentado pelo Corpo de Bombeiros em 2019 e selecionado para participar de uma votação popular. Esse processo de emendas participativas é de extrema importância, porque essa viatura é fruto da participação dos bombeiros, de suas famílias, de toda a sociedade, que entendeu a importância de um Corpo de Bombeiros equipado para fazer o atendimento”, afirmou o tenente-coronel Mário Lima Bitencourt, Assessor de Planejamento do CBMSE.

A viatura tipo Auto Bomba Tanque (ABT), com capacidade para 4.500 mil litros de água, entra em operação no Quartel Central, atendendo os municípios de Aracaju, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Pirambu, beneficiando uma população de cerca de 800 mil pessoas. Alguns dos diferenciais dela são uma torre de iluminação giratória e o sistema proporcionador de espuma.

Treinamento

Na segunda-feira (28) desta semana, os condutores do Quartel Central participaram de um treinamento para operar a nova viatura, com um representante da empresa Mitren, que desenvolveu o caminhão.

“O objetivo desse treinamento foi passar as principais características da viatura, bem como a forma de operação, visando evitar danos precoces e aumentando a vida útil da viatura. A parte teórica foi realizada com o base no manual, para que os condutores se familiarizassem. Depois nós mostramos na viatura o que vimos na sala de aula, seguindo para um procedimento prático”, afirmou o representante da Mitren, Jader da Silva Galvão.

Por Dinah Menezes

Fotos: Alex Sanches

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário