quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

ORLA DE ARACAJU: FAVELA NA PRAIA E OCUPAÇÃO EM ESTACIONAMENTO. OMISSÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU!


No feudo chamado Sergipe Del Rey é assim: quando é de interesse coletivo poucas autoridades cumprem com suas obrigações. A maioria fecha os olhos para agradar a velha politicagem. Aracaju, que já foi a capital da qualidade de vida, hoje não tem mobilidade e o principal cartão postal, agora administrado pela Prefeitura está bem pior: uma faixa da areia da praia virou uma favela e um estacionamento uma área de ocupação.

Na Passarela do Caranguejo, um dos pontos mais frequentados pelos sergipanos e turistas o estacionamento – diga-se de passagem o único público naquela parte da orla – está sendo ocupado por food trucks e barracas com a complacência e a omissão do prefeito Edvaldo Nogueira. No inicio da noite a maioria dos foods trucks achando pouco tomarem o espaço do estacionamento colocam mesas e bancos por todo o lado. O estacionamento está reduzido a poucos carros, aqueles que chegam cedo.

E lá embaixo, na areia da praia, as barracas se proliferaram de todos os tipos e gostos. Uma verdadeira favela a céu aberto. Bem definiu o fotojornalista César de Oliveira pelas redes sociais: “Essa é a situação da antiga praia da Cinelândia, hoje “favelândia”, um dos locais mais agradáveis antigamente e que agora se transformou num lugar horrível, uma verdadeira Babel. Espero que ainda dê tempo de corrigir esse erro absurdo e que os órgãos responsáveis chamem o feito à ordem.”

O blog não tem o mesmo otimismo do colega fotojornalista. A parte do estacionamento, o blog vem alertando há muito tempo e todo mês chega mais um food truck ou barraca. Vão acabar criando uma associação (se já não criaram, como fizeram há anos quando ocuparam parte do estacionamento em frente aos lagos da orla) e a Prefeitura vai ceder o espaço público tirando o único estacionamento público daquela área da orla.

No feudo chamado Sergipe Del Rey o espaço público é privado com a conivência dos gestores. Num lugar sério, não limpavam o estacionamento, mas também processavam os gestores por omissão administrativa.

Porém, recorrer a quem? Parece que todos dizem “amém” ao sistema feudal.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário