sexta-feira, 23 de abril de 2021

SERVIDOR NÃO CONSEGUE A SUSPENSÃO DE PARCELAS DO CONSIGNADO NO BANESE.

Em acordo com o Ministério Público, banco garantiu a suspensão de até três parcelas

F5News recebeu o relato de um internauta sobre a dificuldade para conseguir a suspensão das parcelas de empréstimo consignado junto ao Banco do Estado de Sergipe (Banese). A medida tem sido adotada pela maioria das instituições financeiras, desde o ano passado, como forma de reduzir os impactos provocados pela pandemia do novo coronavirus.

O servidor público Antônio Conrado Dantas Filho disse que tentou fazer a operação financeira no ano passado e não conseguiu, e que depois de ler no F5News que a medida estava valendo para este ano, tentou mais uma vez e também não teve sucesso.

No mês passado,  F5News noticiou a informação sobre um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) celebrado entre o Banese e o Ministério Público Estadual, que tratava da prorrogação das parcelas de empréstimos consignados por até três meses, sem o refinanciamento do contrato. 

No acordo, o banco se comprometeu a promover a prorrogação, com suspensão, em até 90 dias, conforme pleito do consumidor, das parcelas dos contratos de empréstimos consignados dos servidores públicos estaduais, municipais, federais e empregados de empresas privadas, mediante a realização de operação de crédito que deverá garantir todas as condições do financiamento do contrato original.

O TAC garantiu ao consumidor a suspensão de até três prestações dos empréstimos consignados, sem a necessidade de refinanciamento de todo contrato, mas apenas das parcelas suspensas.

“Ficou ajustado ainda a não cobrança de Operações Financeiras (IOF) e de Seguro, este, apenas quando autorizado, em separado, pelo consumidor. O Banese também se comprometeu a disponibilizar a todos os consumidores que não possuem margem consignável a possibilidade de dividir a operação de crédito no ato do ajuste”, explicou a promotora de Justiça Euza Missano, à época.

Diante da dificuldade apresentada pelo internauta, F5News entrou em contato com o Banese. Por meio de nota, o banco disse que ele "deveria atender às regras previstas pelo banco para adesão a essa modalidade e ter feito a solicitação no prazo de adesão da oferta, mas atualmente, essa modalidade não está mais disponível". 

Já em relação às operações de crédito abrangidas pelo acordo com o MPE, o Banese afirma que está fazendo os ajustes necessários. "O acordo foi homologado no dia 23 de março de 2021 e o banco divulgará os procedimentos dentro do prazo previsto no documento para que os clientes tenham acesso às revisões nos referidos empréstimos", declarou.

Fonte:  F5 News (Aline Aragão)

4 comentários:

  1. Bom o tempo já foi suficiente pra o banco de adaptar. Vou aproveitar pra entrar com uma ação alegando que o banco descumpriu o que foi determinado pela justiça. C ok m palavra dra Neuza Tô com saudades do tempo em que MP funcionava pra todos.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo (a) desse blog não passe informação sem vcs estarem lutando pelas classes e se por ventura por alguma associação e sindicato que estiver ao em negociação via no mistério público. Portanto solicito que não poste nada sem conhecimento através de nosso presidente que detêm documentos do acordo ou silêncio pq como representante de servidores não fizeram nada e nem se preocupam

    ResponderExcluir
  3. Durante esse período nenhum sindicato se manifestou em prol dos servidores pelo que tenho acompanhado e visualizado. E as demais o q fizeram? Não silêncio façam alguma coisa por nos, vcs podem? Têm coragem?

    ResponderExcluir
  4. Na verdade o Banese nunca teve respeito com o seu cliente no meio da pandemia, fez um refinanciamento lascando com os servidores. Depois que o ministério público o intervir, em uma TAC. Mesmo assim, o Banese mais uma vez conseguiu enrolar o acordo dizendo que fará o pausamento só para aqueles que aderiram o refinanciamento . É quem não aderiram vão ser desassistidos. Esse banco nunca foi um banco humilde, sempre foi um banco de oportunidades pra ganhar mais dinheiro com refinanciamentos. O cliente que não aderiu o refinanciamento do Banese no ano passado não poderá fazer o pausamento porque não aceitou os abusos do refinanciamento, onde muitos servidores aderiram o presente de grego que prejudicou mais ainda uma família que precisava do pausamento que nunca houve, só fez se afundar em refinanciamento.BANESE É UM BANCO SEM CREDIBILIDADE.

    ResponderExcluir