segunda-feira, 31 de maio de 2021

INCÊNDIO NO HOSPITAL NESTOR PIVA: QUESTIONAMENTOS. NÃO FOI FATALIDADE!


Incêndio no Hospital Nestor Piva em Aracaju. Alguns questionamentos levantados por leitores técnicos da área de engenharia e segurança:

Como não foi uma fatalidade, mas um incêndio que poderia ser controlado se houvesse uma brigada preparada o inquérito e os órgãos fiscalizadores pedirão o projeto elétrico no anexo construído no Nestor Piva?

Pedirão informações a Energisa se a empresa terceirizada responsável pediu o aumento de rede no local por conta da nova demanda?

Esse anexo foi feito dentro das normas técnicas, com a aprovação dos órgãos competentes, ou a empresa terceirizada vem apenas um “puxadinho” com gambiarras já que a área seria temporária?

Quem vai recuperar a área afetada? A empresa terceirizada ou a Prefeitura de Aracaju?

Quem será responsabilizado pelos óbitos? A empresa privada? O Poder público? Ou os dois, já que o Poder Público tem a obrigação de fiscalizar e cobrar uma estrutura adequada dentro das normas técnicas?

As indenizações que serão pedidas na Justiça pelas famílias das vítimas serão pagas pela empresa ou pelos gestores responsáveis? Ou sobrará pela a comunidade que não é a responsável, através dos cofres públicos?

A impunidade reinará em nome de uma suposta fatalidade quando na verdade foi negligência e falta de estrutura e segurança adequada? Foram quatro mortos e três vítimas estão em estado grave.

O blog gostaria de receber respostas, não só dos responsáveis, mas também dos órgãos fiscalizadores.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

2 comentários:

  1. Diante dos questionamentos levantados, levando-se em conta o predomínio da impunidade neste país, espero que esteja enganado, mas tudo leva a crer que o episódio será atribuído à fatalidade (muito conveniente), devendo ser pagas indenizações irrisórias, considerando-se a irresponsabilidade dos gestores em todos os níveis e esferas, indenizações estas a serem pagas pelos cofres públicos e, assim mesmo, após muita demanda numa justiça famosa pela sua lentidão.

    ResponderExcluir
  2. Tudo indica que o episódio será atribuído a fatalidade e indenizações irrisórias só serão pagas (se é que serão), após longo período de demanda numa justiça famosa pela sua lentidão e patrocínio da impunidade.

    ResponderExcluir