terça-feira, 11 de maio de 2021

MÉDICOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM ARACAJU E LAGARTO AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE DIA 14.


Os médicos que trabalham para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em Sergipe, nos Hospitais Universitários de Aracaju (HU-UFS) e Lagarto (HUL), entrarão em greve na próxima sexta-feira, 14, caso o Governo Federal não negocie com a categoria. De acordo com o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), apenas os serviços eletivos serão afetados com a paralisação das atividades.

Os médicos participaram de uma assembleia remota no último domingo, 9, e decidiram pela adesão à greve nacional. O motivo da greve é a redução salarial e a perda de direitos dos profissionais de saúde durante a pandemia. 

“Em plena pandemia, apesar de todo esforço e dedicação dos profissionais da saúde, o Governo Federal quer retirar direito e diminuir salários desses trabalhadores. A Ebserh quer mudar a indexação da insalubridade do salário base para o salário mínimo, ou seja, vai ter profissionais de saúde que vão perder grande parte da sua remuneração. Em alguns casos, essa perda pode chegar até 2 mil reais”, explica José Helton Silva, presidente do Sindimed, que aponta ainda a falta de negociação por parte do Governo Federal. 

“Na última reunião em Brasília com as entidades nacionais, o presidente da Ebserh não participou e nem sequer mandou uma proposta. Está no Tribunal Superior do Trabalho (TST) toda essa discussão e vamos aguardar até o dia 13 uma posição do Governo Federal, uma proposta. É isso que trabalhadores querem, que não haja redução de salário e nem retirada de direitos durante a pandemia”, afirma. 

Helton enfatiza que todos os ritos legais foram seguidos e que a greve está confirmada para o dia 14.  “Nós avisamos aos médicos, como temos responsabilidade civil e criminal, que vamos respeitar todos os ritos legais, avisando aos órgãos competentes que vamos entrar em greve a partir do dia 14, com manutenção dos serviços de urgência e emergência, e das áreas que tem atendimento covid-19. Serão suspensos apenas os serviços eletivos”, esclarece o presidente.   

O Portal Infonet entrou em contato com o Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS) que informou que foi notificado pelo Sindimed sobre a greve nesta terça-feira e que a direção está analisando como ficará o funcionamento do hospital durante a greve. Já o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) informou que foram notificados na tarde da última segunda-feira, 11, sobre o movimento paredista.

O Portal Infonet entrou em contato com a Ebserh, mas até a publicação da matéria, não houve resposta sobre a greve e sobre as reivindicações dos médicos. A equipe de reportagem permanece à disposição por meio do e-mail jornalismo@infonet.com.br.   

Fonte:  Infonet (Karla Pinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário