terça-feira, 14 de setembro de 2021

BOMBEIRA DE SERGIPE CONCLUI CURSO DE BUSCA COM CÃES EM SANTA CATARINA.





“O ápice do curso foi uma dinâmica onde fomos colocados no lugar da vítima. E ouvir os latidos dos cães é uma sensação de renascimento”. O relato é da sargento Cláudia Cruz, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), sobre a formação que acaba de concluir só reafirma a importância de um trabalho que tem feito a diferença em ocorrências: a parceria entre o ser humano e o cão no salvamento de vidas. O curso que ela participou foi de formação de cinotécnicos, profissionais que atuam no salvamento com cães, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

As instruções aconteceram no período de 16 de agosto de 3 de setembro, nas cidades catarinenses de Três Barras e Curitibanos, organizadas pela Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC. Participaram dez integrantes da instituição organizadora e 20 bombeiros militares de outros Estados.

“A operação com cães ficou ainda mais evidente nos últimos anos. Situações como a de Brumadinho mostraram a importância da atuação da cinotecnia em diversas situações e é por isso que reformulamos nosso curso de formação, para englobar as diversas áreas e formarmos bombeiros com capacidade de atuação e ampliação da atividade”, afirmou o presidente da Coordenadoria, tenente-coronel Walter Parizotto.

A sargento Cláudia fala sobre os aprendizados do curso. “Foi uma experiência única. A didática escolhida pelos instrutores para que a gente estivesse bem para o trabalho com cães, os passos para a escolha do filhote, os estímulos para eles desenvolverem seus instintos naturais, o respeito e cuidado que temos que ter com os cães”, apontou.

Ela ressalta ainda que trabalhar com cães vai além da parte técnica. “A atividade do bombeiro é muito técnica, trabalhar com cães de busca não foge à regra. Mas para o trabalho sair bem feito nessa área, tem que existir muito amor e cumplicidade entre o binômio homem-cão”, conclui.

Cães e salvamento no CBMSE

No ano de 2009 foi formalizado o trabalho de salvamento com cães no CBMSE. Atualmente com o nome Serviço de Busca e Salvamento com Câes (SBRESC), já foram diversas atuações, algumas com destaque internacional. Foi o caso do resgate de uma família que ficou soterrada no desabamento de um prédio no bairro Coroa do Meio, na capital sergipana, em 2014, em que a localização foi feita com o auxílio dos cães. Já em 2019, o SBRESC atuou nas buscas e resgate de vítimas no rompimento da barragem na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

Fonte e fotos:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário