terça-feira, 14 de setembro de 2021

PRIMEIRO CASO DA VARIANTE DELTA É CONFIRMADO EM SERGIPE, SENDO UMA MULHER DE ARACAJU.


Uma mulher de 40 anos, moradora de Aracaju, é a primeira pessoa a ser identificada com a variante Delta do coronavírus em Sergipe. A Secretaria da Saúde do Estado (SES) recebeu, na tarde desta terça-feira (14), o resultado do sequenciamento genômico da amostra de RT-PCR da paciente, realizado pelo laboratório da Fiocruz .

A amostra foi coletada no dia 31 de julho. A paciente buscou um hospital particular da capital apresentando sintomas gripais leves, evoluindo de forma satisfatória, sem complicações. Por ter relatado uma viagem ao estado do Rio de Janeiro, ela teve a amostra coletada e enviada ao laboratório.

Além da amostra dessa paciente, outras trinta e uma amostras foram encaminhadas a FioCruz e constataram a presença da Variante Gama – já predominante em Sergipe.

A Secretaria de Saúde, através do Laboratório Central, segue realizando a vigilância laboratorial dos casos Covid-19 para detectar a presença de variantes de interesse no estado. Essa vigilância possibilita identificar precocemente os casos, orientar corretamente o isolamento de pacientes e reconhecer cedo uma possível transmissão de linhagens de interesse.

“Apesar de estarmos num momento de queda expressiva no número de casos e óbitos, de uma baixa taxa de ocupação hospitalar, é fundamental entender que se não aumentarmos a cobertura vacinal, a gente pode fazer com que essa variante circule no estado. É fundamental que a população esteja imunizada. Assim, aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, mas já chegou o momento de serem vacinadas, é fundamental buscar as unidades de saúde. E aqueles (as) que estão no momento da segunda dose, fiquem atentos se seu município está antecipando essa segunda dose”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes.

Fonte: SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário