segunda-feira, 11 de outubro de 2021

DEFASAGEM DE BOMBEIROS MILITARES EM SERGIPE É GRITANTE, SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO O QUE PRECONIZA A ONU E A PRÓPRIA LEI DE FIXAÇÃO DO EFETIVO DA CORPORAÇÃO, DENUNCIA O BLOG ESPAÇO MILITAR E A ASPRA/SE.


Apesar da realização do último concurso por parte do Governo de Sergipe para o Corpo de Bombeiros e o chamamentos de alguns aprovados, a defasagem de material humano na corporação é gritante, conforme denuncia o blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe).

Segundo o que preconiza a ONU (Organização das Nações Unidas), deve-se ter 01 bombeiro para cada 1.000 habitantes. Se for levado em consideração tal proporção, o Estado de Sergipe que tem uma população, segundo a enciclopédia wikipédia, é de 2.300.000 habitantes. Portanto, o efetivo deveria ser de 2.300 bombeiros militares para atender a população sergipana.

Importante salientar que o atual efetivo do CBMSE é de 550 homens e mulheres, mostrando claramente a falta de material humano existente.

A Lei Estadual nº 5.653, de 16/05/2005, prevê que o efetivo do CBMSE deve ser de 1.193 bombeiros militares, o que mostra que ser for seguida esta lei, só temos pouco menos da metade do efetivo que deveríamos ter em nosso Estado e se levar em consideração o que recomenda a ONU, a defasagem é ainda maior, ou seja, uma carência de 1.750 homens e mulheres.

Com a palavra o Governo do Estado.

Matéria do blog Espaço Militar

2 comentários:

  1. Temos cerca de 400 excedentes aptos (aprovados nas 4 etapas do concurso) no anseio de ser convocadas para servir a população Sergipana! Até agora não foi convocado nenhum excedente e como mostra a matéria a defasagem é grande!

    ResponderExcluir
  2. Desde 2006 sem concurso. 15 anos após e somente 200 convocações que foram realizadas agora. Déficit é enorme. Quadro de mergulhadores, nem se fala

    ResponderExcluir