sexta-feira, 22 de outubro de 2021

POLÍCIA MILITAR DE SERGIPE REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DE 28 ASPIRANTES A OFICIAIS.








A Polícia Militar formou 28 novos aspirantes na noite desta quinta-feira, 21, em cerimônia realizada no Centro de Ensino e Instrução (CEI), localizado no Bairro América, em Aracaju. A formação dos futuros oficiais faz parte dos investimentos do Governo de Sergipe para ampliar a atuação das Forças de Segurança em todo o estado. 

Todos os aprovados no concurso público para o CFO possuem formação em Direito, como exigência do edital, e precisaram passar dois anos em regime pedagógico, cursando mais de 60 disciplinas, totalizando 2.640 h/aulas. As atividades foram divididas em teóricas e práticas e adequadas às medidas de combate a pandemia do novo coronavirus, com o objetivo subsidiar e prepara os aspirantes a oficiais, tanto nas ruas como nos diversos setores da PM. Para isso, foram ministrados conteúdos referentes a Direitos Humanos Aplicados à Atividade Policial, Armamento e Tiro Defensivo, Polícia Comunitária, entre outros. 

A solenidade também comemorou o retorno do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Sergipe que, nas últimas quatro décadas, formou seu oficialato em instituições coirmãs de diversas regiões do Brasil. 

Um dos pontos altos da formatura ocorreu durante as homenagens aos primeiros colocados. Os formandos relembraram o percurso de aprendizado e a contribuição do curso na formação humana e profissional dos aspirantes. 

“Participar de uma formação histórica, realizada em solo sergipano, tem um valor mais do que especial. Fui soldado da Polícia Militar com muita satisfação, mas, hoje, estou concluindo o Curso de Formação de Oficiais, para minha alegria e também dos meus familiares. Desejo sucesso a todos os formandos e que nunca percamos a ternura de ser um policial militar”, expressou o aspirante Gledson Barbosa Menezes, primeiro colocado e homenageado com o certificado da Medalha de Mérito Intelectual Tobias Barreto. 

Concluíram o Curso de Formação 28 alunos, dos quais 22 homens e 6 mulheres, com destaque para a aspirante Márcia Gabrielle, terceira colocada. 

“Eu pensava na carreira de policial militar como algo pesado para uma mulher, mas durante o meu ingresso na Corporação tive a oportunidade de desconstruir esse pensamento que eu tinha. Hoje percebo que a PMSE é uma instituição que comporta diversos perfis, conhecimentos, habilidades e talentos. É uma instituição que é de todos, mas também, para todos”, explicou a aspirante. 

Ainda durante o evento, os novos aspirantes a oficiais receberam as boas-vindas do comandante-geral da PM, coronel Marcony Cabral. 

“Neste momento histórico para a Polícia Militar de Sergipe eu volto o meu olhar para o céu e digo: obrigado meu Deus. Realizar um Curso de Formação de Oficial, num ano com tantas dificuldades, nunca foi fácil. Por isso eu sou grato a cada família que nos concedeu 28 pedras preciosas que durante um longo período foram lapidadas na hierarquia e disciplina militar. Sejam todos bem-vindos. 

Em seu discurso, o comandante também enalteceu os esforços do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública em prol da segurança do povo sergipano.  

“Eu não poderia deixar de expressar minha gratidão ao governador Belivaldo Chagas e ao secretário João Eloy, na certeza de que os baixos índices de violência e criminalidade em nosso estado são consequências da dedicação e competência desses gestores, principalmente no que diz respeito à valorização dos profissionais de segurança pública”, finalizou. 

A primeira turma do Curso de Formação de Oficias 2021 recebeu o nome do coronel William Nascimento Vasconcelos, primeiro diretor de ensino do CEI. O oficial superior do último posto faleceu recentemente vítima da Covid-19. Durante a solenidade, a família do coronel William foi homenageada com a entrega de uma placa  e um buquê de flores.

Fonte e fotos:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário