segunda-feira, 29 de novembro de 2021

VARIANTE ÔMICRON: "NÃO É MOMENTO DE CARNAVAL E NEM DE RÉVEILLON", DIZ INTEGRANTE DO COMITÊ TÉCNICO-CIENTÍFICO.


Nesta segunda-feira, 29, Lysandro Borges, integrante do Comitê Técnico-Científico e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi entrevistado no Jornal da Fan, da rádio Fan FM. Na ocasião ele deixou claro o seu posicionamento contrário à realização de eventos com grande número de participantes, a exemplo do Réveillon e também do Carnaval.

“As pessoas devem compreender que não é o momento de Carnaval, não é o momento de Réveillon, é o momento de usar sua máscara, que previne infecção contra qualquer cepa circulante”, alertou o estudioso.

Diante da iminente entrada da nova variante da Covid-19, a ômicron, o professor pede calma, mas aponta a gravidade dessa nova cepa.

“Primeiramente, temos que manter a calma. Nós temos as ferramentas e sabemos o que fazer. A máscara é universal e protege contra qualquer variante que venha a surgir. Segundo lugar evitar aglomeração, o uso do álcool em gel e vacina no braço. Quem tomou a segunda dose, partir para a terceira dose o mais rápido possível e, por acaso, alguém que não veio na segunda dose ou que não quis se vacinar, agora é a hora, pois temos uma das piores cepas da Covid-19”, disse Lysandro.

E continuou: “Cientistas remontam que tem a Covid-19 e agora a Covid-21, em alusão a 2021, porque é um vírus da mesma linhagem, mas bem diferente do original por possuir 50 mutações na estrutura desse vírus. Só na proteína S, que é aquela espícula que conecta na célula humana, são 30 mutações. Há a necessidade agora de toda a cautela, evitar aglomerações e usar máscara mais do que nunca. Ela é preocupante por essas 50 mutações e entrou direto na escala de variante de preocupação, onde está a Alfa, do Reino Unido, a Beta, da África do Sul, a Gama, do Brasil e a Delta, da Índia. Ela entrou nessa lista por ter características de mais infectiva, mais virulenta, escapa das vacinas e causa letalidade em pessoas não vacinadas”.

Lysandro também aponta para a possibilidade de uma quarta dose de vacina para combater a variante ômicron.

“A Delta, já tem mutações que fazem com que ela escape parcialmente das vacinas. A eficácia da Pfizer é 95%, na Delta cai para 78%. A Oxford Astrazeneca de 72% cai para 66%. Então veja, há uma queda da efetividade das vacinas para a Delta. Na ômicron, a efetividade cai mais ainda, as vacinas continuam valendo mas vão perdendo a potência diante dessa variante. Provavelmente a gente vai precisar de uma quarta dose justamente para essa cepa para nos dar maior proteção. Por enquanto, as vacinas funcionam, mas diante da ômicron essa efetividade cai”, pontua o professor.

Por fim, ele elenca os sintomas para quem é infectado pela nova variante. “Os sintomas da ômicron são um cansaço e uma dor no corpo generalizada, como se fosse uma gripe bem forte, dor de cabeça e febre. Interessante que não dá perda de olfato e paladar, e dá muito pouco tosse. Ela muda o perfil da doença e é importante os médicos estarem atentos nos ambulatórios para pedir o RT/PCR”, finaliza Lysandro Borges.

Fonte e foto:  Fan F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário