sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

CÃES DO CBMSE RECEBEM CERTIFICAÇÃO EM EVENTO NACIONAL REALIZADO NO RIO DE JANEIRO.





O cão Zumbi e a cadela Joly, que integram o Serviço de Busca e Salvamento com cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), receberam certificação em evento de âmbito nacional realizado entre os dias 04 e 09 de dezembro, na cidade de Majé, no Rio Janeiro, e que reuniu 20 cães de cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Sergipe.

De acordo com o subtenente Elielson Silva, que esteve à frente da equipe sergipana, também composta pelos sargentos Thiago Garcia e Eduardo Costa, o exame de certificação atende a uma normatização nacional sobre o tema. “A Liga Nacional dos Bombeiros (LIGABOM) e o Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – (CONABRESC) normatizaram que os cães que atuam em ações de busca e resgate precisam passar por esse exame, a fim de verificar se eles têm condições de participar de buscas de pessoas em escombros ou matas, por exemplo”, explicou.

“Essa certificação habilita os cães para atuarem em ações de busca e salvamento em qualquer lugar no Brasil e até no exterior. É um documento que autoriza o embarque do cão para atuar em qualquer lugar do país e do mundo”, explicou o subtenente Elielson, ao destacar que, além da certificação, os cães do CBMSE também receberam premiação pelo desempenho no evento.

O sargento do CBMSE, Eduardo Costa, explicou que o evento teve etapas de obediência, que foram realizadas com os equipamentos no quartel, mas também houve a certificação em relação à busca por restos mortais, que é quando o cão procura por pessoas vítimas de soterramento e deslizamentos, por exemplo. Houve ainda a etapa rural, que é a busca em mata ou em ambiente aberto (serrado, caatinga…), além da fase chamada BREC, que é a busca e resgate em estruturas colapsadas com cães, conhecida como etapa urbana, destacou o sargento Eduardo Costa.

Fonte e foto:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário