sábado, 18 de dezembro de 2021

CANIL DO CBMSE RECEBE REFORÇO DE DOIS NOVOS INTEGRANTES.






Thor e Jurê são os novos integrantes do Serviço de Busca e Salvamento com cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Eles foram apresentados nesta sexta-feira (17) no quartel central da corporação e são fruto de doações de instituições parceiras. O cão Thor, que tem cerca de dois anos de idade, foi doado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ). Já a cadela Jurê, de um ano e meio, veio de Santa Catarina e foi doada pelo Instituto Federal de Santa Catarina, que possui setor especializado em treinamento de cães guia.

“Essas duas doações são um ganho importante para o Corpo de Bombeiros e para o estado de Sergipe, pois reforçam ainda mais esse serviço juntamente com os nossos militares do SBRESC. Eles formarão os binômios, como são chamadas as duplas de homem e cão que atuam nas atividades de busca e salvamento em nosso Estado”, ressaltou o comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José.

O chefe do Serviço de Busca e Salvamento com cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), subtenente Elielson Silva, falou sobre a chegada dois novos integrantes da equipe. “Hoje nós temos uma parceria com os outros canis de bombeiros no Brasil e surgiu uma oportunidade na semana passada no Rio de Janeiro, durante um evento de certificação de cães de busca e salvamento, quando encontramos o Thor, cujo condutor precisou se afastar por problemas particulares e ele nos foi ofertado. Já no caso da Jurê, era um animal que estava sendo treinado para ser um cão guia, mas no final do treinamento ela apresentou uma dificuldade nesse tipo de treinamento e nos foi ofertada”, explicou o bombeiro.

“Fizemos uma avaliação em conjunto com o pessoal do Instituto Federal de Santa Catarina e verificamos que ela serve pra o nosso trabalho de busca e salvamento, então fizemos a aquisição e estamos recebendo tanto a Jurê como o Thor pra fazer parte do nosso plantel”, explicou.

O subtenente Elielson afirmou ainda que, a formação dos dois cães foi de obediência e que agora se dará início aos treinamentos para as ações de busca e salvamento, que é a atividade fim. Com certeza eles terão êxito e vão se juntar aos outros cães que nós já temos. “Agora eles entram num treinamento mais avançado. A soldado Nicole formará o binômio com a Jurê e a sargento Cláudia ficará com o Thor para que brevemente eles possam passar pelo processo de certificação para cães de busca e salvamento, a exemplo do aconteceu com os demais cães do nosso plantel”, finalizou Elielson.

Fonte e fotos:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário