sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

CBMSE REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO SURF SALVA.





Na manhã desta sexta-feira, (17) foi realizada mais uma edição do Projeto Surf Salva, na praia da Coroa do Meio em Aracaju. A iniciativa é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e tem como objetivo ensinar os surfistas as formas de prevenir, salvar e aplicar os primeiros socorros em casos de afogamentos. Nas aulas, os surfistas recebem noções de salvamento, geografia de praia, prevenção de afogamento, socorro com prancha, transporte da água para areia e suporte básico de vida.

O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), tenente-coronel Márcio Santos destacou a importância desse treinamento. “Essas instruções são muito importantes, pois tanto ajudam na prevenção de acidentes entre os surfistas, como por exemplo, em situações em que eles venham a perder uma prancha ou entrar em uma zona de correnteza, como também permite aos participantes do curso auxiliar algum banhista em situação de perigo de afogamento’’, explicou.

Um dos participantes dessa etapa, o surfista Júlio Flávio, falou sobre os conhecimentos adquiridos nas instruções e como isso pode ajudar no seu dia a dia. “O curso nos ajuda muito quanto ao conhecimento de salvamento dentro e fora da água, pois a gente vai conseguir identificar as situações de risco e em seguida poder ajudar’’, afirmou.

Um dos instrutores do Surf Salva, o tenente-coronel BM – Israel Wesley, que também é praticante de surf, ressaltou que o projeto é muito importante porque parte do princípio de que o conhecimento salva vidas. “O projeto é uma oportunidade de se aliar os conhecimentos das técnicas de prevenção de afogamentos a um esporte que é muito praticado no Brasil, especialmente no Nordeste, que é o surf, e nos possibilita ter o surfista como um aliado na prevenção a acidentes aquáticos, ajudando a reduzir os índices de afogamento ”, explicou.

Fonte e fotos:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário