quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

EM ARACAJU, 57% DOS TESTES DE COVID-19 REALIZADOS NO FIM DE SEMANA TÊM RESULTADO POSITIVO.


Neste fim de semana, entre o sábado (29) e domingo (30), a rede municipal de saúde da capital sergipana testou para covid 1.884 pacientes com síndromes gripais, utilizando testes de antígeno, e 1.087 deles apresentaram resultado positivo, o que representa 57,6% do total de coletas realizadas.

Para facilitar o acesso das pessoas que buscam atendimento para casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), manteve abertas, durante este fim de semana, cinco equipamentos de saúde em funcionamento para esse público.

“Temos identificado uma alta crescente no número de novos casos confirmados nas últimas semanas, e com base nesse cenário, o Município tem reformulado fluxos, ampliado a testagem, bem como reforçado com a população a importância de completar o esquema vacinal. Precisamos da colaboração da população no cumprimento das medidas de isolamento, no caso das pessoas positivadas, assim como orientamos que busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde apenas as pessoas que apresentam sintomas gripais”, destaca a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Na Rede de Atenção Primária, 30 UBSs realizam teste para covid-19: 15 delas ofertam o serviço das 8h30 às 15h, e outras 15 realizam a coleta das 8h30 às 18h. Além das UBSs, a Prefeitura passou a ofertar este serviço no novo Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, que funciona diariamente, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até às 18h). O Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal fica localizado na rua Josué de Carvalho Cunha, ao lado do Cras Benjamim Alves Carvalho, no bairro Coroa do Meio.

Os casos com sintomas graves devem buscar atendimento nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco (Farolândia) e Nestor Piva (18 do Forte), que funcionam 24 horas. Já as pessoas com sintomas leves devem procurar as Unidades Básicas de Saúde.

Com o objetivo de orientar a população e otimizar o fluxo no atendimento de casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, lançou, no início deste mês, o “Filômetro”, plataforma que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, no endereço http://filometro.aracaju.se.gov.br/.

Fonte:  Aju News (Quesia Cerqueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário