terça-feira, 8 de março de 2022

POLÍCIA UNIDA PROTESTA CONTRA REAJUSTE PROPOSTO PELO GOVERNO.





O Movimento Polícia Unida deflagrou  na tarde desta terça-feira, 8, um ato na Praça Tobias Barreto, no bairro São José, em frente a Secretaria de Segurança Pública (SSP), para protestar contra o reajuste salarial proposto pelo Governo do Estado.

As categorias estão insatisfeitas porque o Estado anunciou que encaminhará para a Assembleia Legislativa (Alese) um projeto estabelecendo um reajuste linear de 5% para todos os cargos (ativos e da reserva), mais 2% na tabela para as carreiras da Segurança Pública. Os representantes alegam que foram informados da decisão por meio de e-mail e que não foram convocados para dar continuidade às negociações.

“Nós não podemos de forma alguma deixar de ouvir nossos colegas diante dessa absurda proposta do Governo do Estado, com a interrupção da mesa de negociação, sem qualquer tipo de apresentação de projeto. o governo desrespeita o secretário de Segurança Pública, assim como já vem desrespeitando os policiais e bombeiros sergipanos. Ele reafirmou que encaminhará para a Assembleia um projeto que nós não tivemos acesso ainda, que trata apenas de uma diminuição de interstícios, onde não tivemos acesso as regras, e que traz apenas 2%”, afirma Adriano Bandeira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol).

Segundo o Movimento Polícia Unida, além do anúncio de que as categorias teriam um reajuste de apenas mais 2%, o e-mail enviado pelo Governo suspendia a reunião que estava agendada com os representantes de cada categoria para tarde de hoje.

“Nós repudiamos a forma como o Governo agiu neste episódio. De boa fé, acreditamos que na reunião de hoje haveria uma finalização da negociação. O Governo prometeu que haveria negociação e não uma imposição do projeto e ele traiu o próprio compromisso, tendo em vista que suspendeu da maneira unilateral a negociação e enviará – como negou que faria – o projeto diretamente para a Alese e sem passar pela categoria. Cobramos também do secretário de Segurança, dos chefes das instituições, comandantes gerais e delegado geral, que se posicionem. Ou estão do lado da categoria ou estão do lado do Governo que nega os direitos dos profissionais de segurança e que trata tão mal os servidores que protegem diuturnamente a sociedade”, destaca o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol) Isaque Cangussu.

Delegados, bombeiros e policiais civis e militares farão novas assembleias para definir o cumprimento de suas Operações Padrões e dialogar acerca de novas medidas.

O Governo

Sobre a reinvindicação do Movimento Polícia Unida, a Superintendência de Comunicação do Governo do Estado reafirmou que o governo vai enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa com medidas que beneficiam a carreira das Forças de Segurança. Dentre esses benefícios do novo plano, estão o reajuste linear de 5% para todos os cargos (ativos e da reserva), mais 2% na tabela e a diminuição do tempo de promoção para os homens e mulheres que compõem os quadros da Segurança Pública.

O Estado afirmou ainda que haverá redução no tempo para promoção nas forças de segurança (interstícios), pedido antigo das classes, o que vai garantir ascensão mais célere nos quadros, e que sendo assim, os policiais que ascenderam à graduação superior já vão receber o reajuste da nova patente.

Fotos: Sinpol e Adepol

Fonte:  Infonet (Luana Maria e Verlane Estácio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário