segunda-feira, 11 de abril de 2022

CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DE MUTIRÃO DE LIMPEZA DE RIOS E MARES.

O projeto faz parte de programas do Ministério do Meio Ambiente


No último sábado (9), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) participou de um mutirão de limpeza em rios e mares que faz parte de dois programas do Ministério do Meio Ambiente, “Rios + limpos” e “Combate ao lixo no mar”. Militares atuaram na coleta de resíduos e também na prevenção, com o uso de uma embarcação. A ação realizada em Aracaju envolveu a Prefeitura da capital, em parceria com diversos órgãos públicos e instituições não governamentais, mobilizando 130 voluntários, que retiraram 1.644 Kg de lixo do meio ambiente.

“Muito importante a participação do Corpo de Bombeiros, não apenas pela sua capacidade de mobilização do seu efetivo, como pelo espírito do voluntariado. O bombeiro tem na sua essência o espírito de servir à população, soma e traz muito peso institucional a essa ação, dando exemplo à população. Essa ação mostra a importância do descarte adequado dos resíduos, que quando estão no recurso hídrico trazem risco à navegação, além de prejudicar o turismo, a pesca e a biodiversidade. A participação dos bombeiros tem sido essencial para o sucesso dessa ação”, afirmou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

As atividades foram desenvolvidas na Orla Pôr do Sol, Praia do Viral, Crôa do Goré e Ilha dos Namorados. “Meio ambiente não é um esforço individual, é um esforço coletivo. Um cortejo atuou ao longo da Orla Pôr do Sol, com a participação de um grupo musical. Além disso, um catamarã e outras embarcações, como a do Corpo de Bombeiros, participaram atuando nas demais áreas. Nosso objetivo é ter uma capital cada vez mais sustentável e com qualidade de vida também para as gerações futuras”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

O sargento Diego Reis representou a corporação na solenidade de abertura da ação e comandou os alunos de soldados que participaram da ação. “O nosso lema é vidas alheias e riquezas salvar. O meio ambiente é uma das nossas maiores riquezas, então é sempre gratificante participar de ações como essa”, disse o bombeiro.

Os alunos de soldado foram voluntários para participar do mutirão. “A gente se sente muito satisfeito em participar, colocar a mão na massa e mostrar à sociedade que a gente veio para contribuir nessa ação coletiva pelo meio ambiente”, contou a aluna de soldado Leilane Cunha.

Fonte: CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário