sábado, 30 de abril de 2022

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA SIMULAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO EM CONTAINER.

Ação permite o contato dos bombeiros com as características e particularidades de um incêndio em ambiente de confinamento



No último mês, instrutores de Combate a Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizaram uma simulação de  combate a incêndios em container. A prática, ocorrida no Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução da Corporação (DEP/CBMSE), oportuniza o contato do militar com as particularidades de um incêndio confinado, permitindo-lhe, de maneira controlada, observar as fases de um incêndio e alguns dos fenômenos extremos do fogo, vivenciando os efeitos provocados pela propagação do calor e efetuando técnicas de resfriamento da fumaça e combate às chamas.

A atividade foi coordenada pelo diretor do DEP/CBMSE, tenente-coronel Morais. “Hoje é mais um dia de treinamento do Corpo de Bombeiros. Nós enviamos recentemente quatro bombeiros militares para um curso de especialização no Espírito Santo, um curso de especialização do combate a incêndio, e eles estão trazendo novas técnicas de combate. A ideia é repassar todos esses conhecimentos para a tropa”, detalhou o tenente-coronel.

“O comandante está sendo o primeiro a receber essas informações e posteriormente devemos passar para todos os militares, porque entendemos a importância desse tipo de treinamento”, acrescentou o tenente-coronel Morais.

O militar explicou que, na prática, foi possível acompanhar a evolução de um incêndio com os bombeiros em atuação. “O treinamento trouxe temperaturas acima de 700ºC, com uma câmara térmica, que possibilita medir o calor em um ambiente normal de incêndio”, informou. 

Nesta atividade, estiveram presentes dentro do container o comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José; um tenente-coronel, três alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e um militar da Secretaria da Segurança Pública (SSP), além dos três instrutores que conduziram o treinamento.

O comandante do Corpo de Bombeiros ressaltou que a simulação também faz parte da demonstração da qualidade dos equipamentos do Corpo de Bombeiros. “Além da técnica de combate a esse tipo de incêndio, a simulação é importante para mostrar para nossa tropa que utilizamos os melhores equipamentos de proteção individual do mundo. Todo material suporta a exposição às temperaturas elevadíssimas encontradas nesse tipo de ocorrência, garantindo a segurança do nosso militar. E isso faz toda diferença no resultado final”, salientou o coronel Alexandre José.

O comandante-geral também destacou que a ação prática reflete na qualidade do trabalho diário dos bombeiros em todo o estado. “Um treinamento técnico como esse repercute bem para que nós possamos ter mais eficiência nos nossos combates e no salvamento de vidas humanas para os nossos sergipanos. Ou seja, estamos preparados ainda mais para dar o melhor atendimento possível ao povo sergipano”, evidenciou.

Treinamento

O treinamento de combate a incêndio do tipo container conta com etapas que vão desde a preparação do cenário, à prática prévia de jatos, ensaio no simulador, aferição de sinais vitais, verificação de segurança, entre outras fases que garantem uma melhor efetividade e segurança do treinamento. 

Equipamentos

Os equipamentos englobam vestimentas como a gandola, calça, bota, balaclava, luva e capacete - com valor aproximado de R$ 11 mil -; além do equipamento de proteção respiratória - com valor aproximado de R$ 25 mil.

Fonte e fotos:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário