quarta-feira, 8 de junho de 2022

CORPO DE BOMBEIROS COMBATE INCÊNDIO EM VEÍCULO NO SUBSOLO DE PRÉDIO E ALERTA SOBRE RISCO DE INALAÇÃO DE FUMAÇA.


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) combateu, na noite desta terça-feira (08), o incêndio em um veículo que estava estacionado na garagem de um prédio, localizada no subsolo da edificação. A ocorrência aconteceu no bairro São José, em Aracaju. O porteiro do prédio tentou apagar o incêndio, inalou muita fumaça e precisou ser conduzido para a ala vermelha do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

O acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 18h30. “Quando chegamos o subsolo estava tomado de fumaça. O porteiro foi atendido pelos socorristas na nossa Unidade de Resgate, enquanto a outra equipe atuou no combate ao incêndio, que por conta da atuação rápida ficou restrito ao capô, não atingindo outros veículos que estavam no local nem a estrutura do prédio. Orientamos também os moradores sobre como realizar a ventilação do local para dissipar a fumaça”, afirmou o tenente Allan Adson, que comandou o atendimento à ocorrência.

O tenente orientou sobre o que fazer em caso de incêndio em locais sem ventilação como subsolo. “Situações como essa oferecem muitos riscos. A brigada de incêndio do local vai atuar para evacuar e realizar o primeiro combate, mas avaliando que se o local estiver saturado de fumaça é preciso acionar o Corpo de Bombeiros que possui equipamentos de proteção respiratória para acessar o local”, explicou o bombeiro.

Alerta sobre inalação de fumaça

A socorrista do Corpo de Bombeiros, sargento Perla Vieira, participou do atendimento ao porteiro do prédio. “Ele estava com cílios queimados e fuligem por todo o corpo, inclusive narinas e na cavidade oral (boca). Fizemos a avaliação e os sinais vitais estavam alterados. Ofertamos oxigênio e conduzimos para a ala vermelha do Huse, por conta do quadro da vítima que poderia agravar rapidamente”, afirmou

A bombeira orienta sobre sinais de alerta em caso de inalação de fumaça e quais procedimentos devem ser adotados. “Cílios queimados, fuligem nas narinas e na cavidade oral são sinais de queimadura inalatória. A agitação é outro sinal de alerta. O vapor quente causa queimaduras internas, que podem afetar os pulmões e causar insuficiência respiratória. Além da temperatura, tem a toxicidade da fumaça por conta do material que foi queimado. As pessoas que inalam fumaça, especialmente em ambiente confinado, devem buscar atendimento médico para que as medidas necessárias sejam tomadas antes do agravamento da situação”, concluiu a sargento Perla.

Fonte e foto:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário