segunda-feira, 27 de junho de 2022

SÃO PAULO É O PRIMEITO ESTADO A REDUZIR ICMS SOBRE O CUMBUSTÍVEL E PREÇOS DEVEM CAIR PARA O CONSUMIDOR.


São Paulo puxou a fila para se adequar a lei federal sancionada na semana passada, pelo presidente Jair Bolsonaro, que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível. De acordo com o anúncio do governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), a partir desta segunda-feira, 27, a arrecadação com o ICMS sobre a gasolina, por exemplo, cairá de 25% para 18%.

"Se hoje temos uma gasolina num preço médio de R$ 6,97, teremos um preço médio abaixo de 6,50 com essa decisão", disse Garcia, em entrevista para a imprensa.

O reajuste deve ser repassado nas bombas nos próximos dias, de acordo com a cadeia de custo de cada revendedor. O Procon também deverá observar, nas próximas semanas, os postos que estão com os melhores preços médios no estado paulista.

São Paulo é o primeiro e único estado, até o momento, que já passou a seguir as diretrizes da nova lei. O governador, no entanto, fez questão de alertar sobre os impactos da redução do ICMS.

Conforme cálculos do governo de São Paulo, a redução significará uma perda estimada em R$ 4,4 bilhões na arrecadação do estado em um ano, com consequências para a educação e a saúde, que possui orçamentos vinculados – a educação recebe 30% do que é arrecadado com o ICMS, e a saúde 12%. "O ICMS não é e nunca foi o vilão do preço de combustível nesse país", disse Garcia.

Sobre Sergipe

Sergipe ainda não sinalizou quando implementará a nova lei federal. O governador e o secretário da Fazenda já deram discursos contrário a redução do ICMS, citando o prejuízo para a arrecadação. O Portal Fan F1 solicitou um posicionamento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), mas não obtivemos retorno. 

Nesta terça-feira, 28, o ministro Gilmar Mendes realizará uma audiência conciliatório com representanes dos estados e da União, para alinhar as diretrizes da nova lei, assim como discutir soluções para os problemas vislumbrados pelos estados. O secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, deve representar sergipe na reunião.

Fonte:  Fan F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário