sábado, 13 de agosto de 2022

ADEPOL SE PRONUNCIA SOBRE O JULGAMENTO DO CASO QUE ENVOLVE A MORTE DO DELEGADO ADEMIR MELO, EM ARACAJU.


A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe emitiu nota nesta sexta-feira (12) sobre o resultado do júri da morte do delegado Ademir Melo, em que inocentou o réu Anderson Santos Souza.

A nota foi assinado pelo presidente da Adepol/SE, Isaque Heverton Dias Cangussu.

Na nota, a Adepol afirma que confia na competência e no trabalho da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP/SE), bem como de colegas que participaram diretamente das investigações; e que respeite o resultado parcial do julgamento. A Adepol destacou ainda que o processo não transitou em julgado e que foi interposto recurso por parte da acusação, o que quer dizer que não há ainda coisa julgada.

A Adepol destacou  que o processo não se tornou definitivo e que foi interposto recurso pelo Ministério Público, o que significa que ainda não há coisa julgada. “A plena liberdade do exercício profissional para todos os atores processuais é uma cláusula legal intocável e, quaisquer excessos, podem e devem ser combatidos em sua própria esfera e por quem tem legitimidade e interesse para atuar”.

A nota diz ainda que “a atribuição genérica e indeterminada da autoria mediata do crim3 a “um Delegado de Polícia” não pode e não deve atingir a imagem e honra de uma carreira que foi construída com dignidade ao longo de quase trinta anos, desde que o primeiros bacharéis em direito inscritos e aprovados em concurso público ingressaram na Polícia Civil do Estado de Sergipe, e que é reconhecido pela sociedade sergipana pelos valiosos serviços prestados”.

“Por fim, expressamos nosso absoluto respeito às instituições: Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e Poder Judiciário do Estado de Sergipe, que sempre se pautaram pela ação institucional republicana e são essenciais para o funcionamento do Estado Democrático de Direito”, concluiu Adepol.

Entenda o caso – o delegado Ademir Melo foi morto a tiros no dia 18 de julho de 2016, na zona sul da capital sergipana, enquanto passeava com o cachorro, nas proximidades da própria residência. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Fonte:  Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário