quinta-feira, 18 de agosto de 2022

POLÍCIA MILITAR PROMOVE FORMATURA DO IV CURSO DE OPERAÇÕES DE CHOQUE.

Durante a solenidade, 21 policiais militares receberam os brevês de um dos cursos mais tradicionais da PMSE




“Vontade de muitos. Audácia de poucos. Vitória dos fortes. Choque!” Foram com essas palavras de efeito que o orador do IV Curso de Operações (IV COC) da Polícia Militar de Sergipe, cabo Diego José, encerrou o seu discurso durante a solenidade de formatura da capacitação policial militar, realizada na noite dessa quarta-feira, 18, na sede do Batalhão de Choque, no Bairro Ponto Novo, em Aracaju.   Além do cabo Diego José, integrante da Polícia Militar de Alagoas, outros 20 policiais militares concluíram com êxito o IV COC, após 45 dias de intensos treinamentos.

Nesta 4ª edição, o Curso de Operações de Choque, coordenado pelo major Márcio Ricardo Santos Costa, teve carga horária de 430 horas/aula, divididas em várias disciplinas. Dos 49 alunos que iniciaram o curso, apenas 21 discentes alcançaram o tão disputado brevê, entre militares de Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Rondônia.  

O discurso do comandante-geral, coronel Marcony Cabral, teve início externando a felicidade por compartilhar de um momento tão importante como a conclusão da IV COC, coordenado pelo major Márcio Ricardo Santos Costa. A presença da banda da Polícia Militar foi mencionada pelo comando, bem como dos alunos dos Cursos de Formação de Oficiais e de Formação de Soldados da PMSE.

Pautando-se no discurso do orador, o coronel Marcony reafirmou a importância dos esforços projetados na execução do curso e o quanto os resultados serão promissores para a Polícia Militar e para a sociedade. Ratificou a relevância das tropas especializadas e a importância destas no desenvolvimento de um trabalho produtivo em conjunto com as viaturas comunitárias. O comando finalizou a fala parabenizando a tropa e dando as boas-vindas a todos os formados.

O Curso de Choque da Polícia Militar de Sergipe surgiu no ano de 2005, diante da necessidade de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública, visando à melhoria das condições individuais e coletivas dos operadores que cumprem missões dotadas de acentuada complexidade, entre as quais se destacam: ações e operações destinadas ao controle de distúrbios civis, cumprimento de mandados de reintegração de posse, policiamento em praças desportivas e grandes eventos, policiamento tático motorizado, revistas e controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais. 

Dessa maneira, o curso possui importância estratégica para a defesa social do Estado de Sergipe, capacitando policiais militares com conhecimentos e técnicas especialmente desenvolvidos para responder à evolução do crime organizado, sem deixar de lado a fiel observância dos preceitos legais, por meio da implementação do trinômio: pessoal, equipamento e treinamento. 

É importante destacar que para fazer parte deste seleto grupo de profissionais, além de concluir o Curso de Operações de Choque, o militar deve possuir conduta ilibada e ser voluntário, uma escolha que poucos ousam fazer.

Fonte:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário