segunda-feira, 3 de outubro de 2022

AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL REDUZ ASSALTOS A ÔNIBUS EM ARACAJU.


Dividir a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) em grupamentos é uma das principais estratégias para uma atuação eficiente em todas as regiões da capital. Desta forma, a Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), consegue garantir uma maior segurança à população, desenvolvendo ações coletivas, específicas e direcionadas, que visam a liberdade e cidadania de todos.

Considerado o carro-chefe da Guarda, o grupamento Ronda da Capital (Rondac) foi o primeiro a ser criado em Aracaju, em 2013, e tem como principal eixo de atuação a segurança no transporte público municipal. Focado na redução da criminalidade, o grupamento tem registrado resultados positivos neste sentido. Enquanto em 2016 houve um total de 1.374 assaltos a ônibus, em 2021, esse número caiu para 71 e, em 2022, foram registrados 41, até o momento, o que significa uma redução de mais de 97%.

“Foi a partir das ações especializadas da Rondac, focadas na manutenção da ordem, da garantia de segurança à vida e aos direitos humanos da população, que os índices de criminalidade nos ônibus que circulam na região da Grande Aracaju diminuíram expressivamente, nos últimos anos”, reforça o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Ainda conforme o gestor, a redução da violência reflete o trabalho planejado da Guarda, elaborado “a partir das estatísticas e informações que possibilitam o direcionamento do policiamento preventivo, de forma a atender a população no momento em que ela precisa”.

De acordo com Mendonça, os resultados também são reflexos da atuação interligada e complementar da Rondac com o grupamento de Ronda dos Mercados (Rondam), que tem como principal foco a prevenção, redução dos crimes e segurança da sociedade, com responsabilidade primária, também, voltada para o transporte público coletivo do município.

As equipes da Rondam atuam nos três mercados do Centro e nos mercados situados nos bairros Bugio e Augusto Franco, fazendo o policiamento de forma contínua, com o apoio da Rondac. Dentro deste grupamento, é realizado o projeto ‘Terminal Seguro’, que vem contribuindo expressivamente para a diminuição de furtos e roubos na capital, bem como na coibição de uso e tráfico de drogas dentro dos Terminais de Integração da cidade.

Videomonitoramento

A tecnologia é uma das principais ferramentas que a Prefeitura de Aracaju, por meio da GMA, utiliza para o combate à violência. Com a implantação de 3.400 câmeras do sistema de videomonitoramento, instaladas em 256 prédios públicos, a Guarda, através da Rondac e Rondam, consegue acompanhar 24h por dia as movimentações suspeitas na cidade, podendo direcionar, de maneira estratégica, as equipes em operações. Os ônibus possuem seis câmeras de alta resolução fixas e uma câmera anexada a um mastro de 11 metros que permite o giro de 360º com zoom de até 30 vezes, além de possuir nove monitores com acesso a todas as câmeras do sistema de videomonitoramento da Prefeitura.

Além das câmeras, o sistema também conta com tablets dentro das viaturas da GMA, que permite a visualização das imagens de todas as câmeras instaladas nos equipamentos públicos, assim como ativam recursos que garantem maior precisão e agilidade ao atendimento de ocorrências.

De janeiro de 2017 a julho de 2022, a GMA atendeu 2.439 ocorrências geradas pelo videomonitoramento, que ocasionou em 40 detidos em flagrante, sendo 20 por furto, dois por violência doméstica, um com mandado de prisão e 17 por outros motivos. Além disto, o sistema também possibilitou que a Guarda evitasse 218 furtos nas unidades monitoradas, aproximadamente cinco furtos por mês não aconteceram devido às ações das equipes via monitoramento tecnológico.

Fonte e foto: Secom/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário