sexta-feira, 7 de outubro de 2022

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SERGIPE COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 102 ANOS COM EXPOSIÇÃO EM ARACAJU.


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) completou no dia 1o de outubro 102 anos. Para comemorar junto à sociedade, a corporação realizará exposições de materiais, viaturas e apresentação da banda de música em shoppings de Aracaju.

A programação vai de 7 a 16 de outubro. “É uma data muito especial. Depois desses anos de restrições por conta da pandemia, não tem melhor forma de comemorar do que com a população, que é a razão de existir da nossa corporação”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José.

A população terá oportunidade de saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelos bombeiros, além de conhecer de perto equipamentos utilizados durante as ocorrências e viaturas. Cães e bombeiros integrantes do Serviço de Busca, Salvamento e Resgate com Cães (SBRESC)) também estarão participando das exposições. A banda de música da corporação, fundada em 1963 e composta por alguns dos melhores músicos do Estado, preparou um repertório especial para a população que prestigiar as comemorações.

As exposições acontecerão no horário de funcionamento dos shoppings. O primeiro a receber a exposição será o Jardins, no dia 7. Nos dias 8 e 9 será a vez do Riomar. A programação será encerrada no Aracaju Parque Shopping, nos dias 15 e 16. A banda de música fará uma apresentação em cada shopping, às 17 horas, nos dias 7 (Jardins), 8 (Riomar) e 15 (Aracaju Parque).

Histórico

O CBMSE foi criado em 1o de outubro de 1920, após um grande incêndio que destruiu a loja “Casa Celeste”, localizada no centro da capital sergipana. O fato demonstrou a necessidade de um serviço voltado a salvaguardar vidas e bens em situações de incêndio. O decreto da criação foi feito pelo então presidente da província de Sergipe, Joaquim Pereira Lobo, e os primeiros veículos da corporação foram um carro-bomba a vapor e uma escada magyrus, ambos de atração animal.

Se passaram 102 anos e o Corpo de Bombeiros continua a salvaguardar vidas e bens, prestando um serviço de qualidade à população sergipana e obedecendo a padrões operacionais internacionais. A corporação ampliou sua área de atuação e hoje atende não só incêndios, mas também ocorrências

de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, perícia, realiza ações de defesa civil e atividades de prevenção e fiscalização.

O efetivo atual da corporação é de 750 bombeiros. São oito unidades operacionais distribuídas em todo o Estado, sendo três na capital e cinco localizadas nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto e Propriá.

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário