quarta-feira, 5 de outubro de 2022

MINISTRO DA JUSTIÇA MANDA POLÍCIA FEDERAL INVESTIGAR INSTITUTOS DE PESQUISA.

Pedido foi recebido para apurar "condutas que, em tese, caracteriza a prática de crimes perpetrados" por alguns institutos de pesquisa

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ ABr

O ministro da Justiça, Anderson Torres, enviou à Polícia Federal um pedido de abertura de inquérito para apurar em que condições os institutos de pesquisas eleitorais atuaram neste pleito.

Segundo Torres, o pedido foi recebido pela representação do MJ no estado de São Paulo com “condutas que, em tese, caracteriza a prática de crimes perpetrados” por alguns desses institutos.

Por todo o Brasil, institutos de pesquisa passaram vergonha apresentando diferenças entre os resultados dos levantamentos e das urnas de até dez vezes a margem de erro alegada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No caso da disputa presidencial, institutos como Ipec (ex-Ibope) e Datafolha registravam até 52% de votos para Lula, que terminou com 48,43% (diferença de mais de 3%), mas o vexame ficou por conta da votação de Bolsonaro, que teve 43,2% dos votos válidos e registrava pouco mais de 30% nas pesquisas.

Fonte:  Diário do Poder (André Brito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário