quarta-feira, 26 de outubro de 2022

POLÍCIA MILITAR REALIZA FORMATUDA DO IV CURSO DE ESPECIALIZAÇÕES EM TÁTICAS E AÇÕES COM MOTOCICLETA.





Na manhã dessa terça-feira (25), a Polícia Militar de Sergipe formou a IV turma do Curso de Especialização em Táticas e Ações com Motocicletas (Cetam). A solenidade de encerramento aconteceu nas instalações do Regimento de Cavalaria Mecanizada, na Avenida Maranhão, em Aracaju.

A formatura contou com a presença de autoridades civis e militares que, ao lado das famílias dos recém formados, prestigiaram as apresentações de técnicas e habilidades de motopatrulhamento, desenvolvidas durante o curso de especialização.

O IV Cetam começou no dia 22 de agosto deste ano, com uma carga horária total de 506 horas/aulas. Inicialmente, as atividades contaram com 25 alunos, sendo 24 policiais militares de Sergipe e um do Rio de Janeiro, dos quais, dez finalizaram o curso com aproveitamento.

Entre os concludentes está a soldado Nayara Luciana Ferraz, a primeira mulher da Polícia Militar de Sergipe a concluir o curso de Especialização em Motopatrulhamento promovido pelo Getam. Como resultado, Nayara passa a ser denominada Amazonas de Aço.

“Ser considerada uma Amazonas de Aço na Polícia Militar é uma conquista muito especial na minha vida. Foram várias batalhas vencidas para que eu chegasse até aqui e, por isso, me sinto bastante motivada”. 

A mais nova integrante do Getam aproveitou a ocasião para convidar as mulheres da PMSE a participarem da próxima edição do curso e quem sabe fazer parte da unidade especializada. 

“É uma experiência única na minha vida e um grande aprendizado no âmbito profissional. Àquelas policiais que se identificam com o motopatrulhamento e sonham em integrar o Getam não devem desistir do seu sonho”, exclamou com entusiasmo a soldado Nayara.

Durante a apresentação dos formandos, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, comentou sobre a importância da tropa especializada em motopatrulhamento no combate à violência e à criminalidade em Sergipe.

“O Getam é uma unidade da Polícia Militar bastante respeitada e que faz uma grande diferença na estrutura da segurança pública do nosso estado. As constantes capacitações que são direcionadas aos policiais militares que se predispõem a ser um Cavaleiro de Aço têm contribuído para elevar o nível técnico da tropa. É gratificante para a corporação, observar o respeito e a admiração da sociedade sergipana pelo trabalho dos nossos policiais militares que integram o Grupamento Especial Tático de Motos”, comentou o coronel Marcony.

Ainda na solenidade, o soldado Hilmar Silva, primeiro colocado do curso, deu início ao juramento dos Novos Cavaleiros de Aço. Após o comprometimento com a proteção e defesa da população sergipana, o policial militar comentou sobre a alegria de entrar para o seleto grupo.

“Não pensei duas vezes quando tive a oportunidade de participar do curso e fazer parte dessa tropa. As atividades foram bastante cansativas, mas, mesmo assim, consegui obter êxito em todas as etapas e ser o primeiro colocado da turma. Em nome dos meus companheiros, eu agradeço aos instrutores pelos ensinamentos que nos tornaram policiais ainda mais técnicos e mais qualificados para atender os anseios da sociedade sergipana”.

De acordo com o comandante do Getam, tenente-coronel J. Luiz, após a conclusão do curso, os novos integrantes do Getam estão aptos a atuar no motopatrulhamento das ruas e avenidas dos principais municípios sergipanos.  

“Foram momentos exaustivos de treinamentos, envolvendo atividades físicas e técnicas. Inicialmente, tivemos uma turma com 26 policiais, mas apenas dez conseguiram concluir o curso com êxito. Em meio às dificuldades e desafios que um curso de especialização requer, fizemos história com a formação da nossa primeira Amazonas de Aço. Espero que ela sirva de inspiração para outras mulheres da Corporação, que um dia queiram fazer parte dessa importante unidade”, concluiu o comandante do Getam. 

A IV turma do Curso em Táticas e Ações com Motocicletas foi denominada Turma sargento José Augusto dos Santos. O policial militar é considerado um dos fundadores do Getam. Ele faleceu em outubro de 2020, vítima da Covid-19.

Fonte:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário