quinta-feira, 6 de outubro de 2022

RECONTAGEM DE VOTOS PARA DEPUTADO FEDERAL EM SERGIPE OCORRERÁ HOJE (06).


A recontagem dos votos creditados aos candidatos ao cargo de deputado federal por Sergipe, no pleito do último domingo, 2, deverá ocorrer na próxima quinta-feira, 6. A informação foi repassada pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

A necessidade de uma nova contagem dos votos se deu, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolher, de forma monocrática, através da decisão do ministro Sérgio Banhos, o recurso impetrado pela vice-governadora Eliane Aquino (PT) e validar a sua candidatura à deputada federal por Sergipe, alterando o resultado das eleições no Estado.

Visto isso, a principal hipótese é de que mesmo com a validação dos votos (66.072 ao total), Eliane Aquino não seja eleita, visto que João Daniel, também candidato ao cargo pelo Partido dos Trabalhadores, obteve mais votos (68.969).

Levando em consideração este novo cenário, João Daniel assumiria o cargo deputado federal e André David (Republicanos), que entrou pela média, sai da lista de eleitos.

O TRE/SE  afirmou que emitirá nota sobre o assunto amanhã.

Entenda

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) teve a sua candidatura impugnada por não se desincompatibilizado – no prazo imposto pela legislação – dos cargos de presidente dos conselhos deliberativos de quatro órgãos públicos: Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (IPES/SE).

À época, Eliane Aquino se pronunciou sobre os fatos e disse que as funções que desempenhava nos conselhos possuem, por lei, total vinculação ao cargo de vice-governadora e, portanto, são funções ligadas ao exercício do cargo dele e dele indissociáveis. Ela disse também que não recebeu nenhuma orientação no sentido de desincompatibilização e ressaltou que sua participação nesses conselhos seguiu as mais estritas práticas éticas, de responsabilidade e respeito ao erário público.

 Fonte:  Infonet (Luana Maria e Verlane Estácio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário