terça-feira, 22 de novembro de 2022

COM AUMENTO NOS CASOS DE COVID-19 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE RECOMENDA A VOLTA DO USO RACIONAL DE MÁSCARAS.


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância em Saúde, orienta a população sergipana a adotar cuidados preventivos contra o novo coronavírus, devido ao aumento do número de casos em todo o país. Em Sergipe, somente nessa segunda-feira, 21, foram registrados 230 casos novos de Covid.

De acordo com a pasta, a volta do uso de máscara em ambientes fechados, isolamento de quem está com sintomas gripais, a realização de exames para confirmação do diagnóstico, higienização das mãos e evitar aglomerações são algumas medidas que podem impedir o contágio da doença.

“A primeira orientação é que todos vejam se suas vacinas contra a Covid-19 estão em dia, pois a vacina, apesar de não proteger da infecção, evita as formas graves da doença”, enfatiza o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes.

Outra orientação é que as pessoas com sintomas respiratórios, como quadro febril, espirro e tosse procurem os serviços de saúde mais próximos de suas casas para serem testadas para Covid-19, seja pelo teste rápido antigênico ou pelo RT-PCR, para que se confirme que, de fato, trata-se de Covid-19.

“Neste momento de aumento da transmissão do vírus da Covid-19, alinhados com diversas sociedades científicas, recomendamos também o uso racional de máscaras, ou seja, ao frequentar ambientes com circulação de muitas pessoas, serviços de saúde se utilizem máscaras, principalmente, aquelas pessoas idosas. Além disso, não podemos esquecer da higienização frequente das mãos, pois em períodos de maior transmissão o vírus também está de forma mais abundante nas superfícies e com facilidade contamina nossas mãos”, alertou Marco.

O diretor ainda salientou que os casos descritos nesse novo momento de Covid-19 são ocorrências semelhantes, sendo a maioria delas condições leves. No entanto, segundo ele, em algumas pessoas o vírus tem levado a internação. “Temos nesse momento os sintomas clássicos que são febre, coriza, tosse e alguns apresentando a perda do olfato ou do paladar”, enfatizou.

Fonte:  Fan F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário