terça-feira, 29 de novembro de 2022

EX-DESEMBARGADORA LUISLINDA VALOIS VAI RECEBER O TÍTULO DE CIDADÃ ARACAJUANA.

Sessão acontecerá na quarta (30), às 16h, no Plenário da Casa Legislativa

Na próxima quarta-feira (30), será realizada a cerimônia de entrega de Título de Cidadã Aracajuana à desembargadora e ex-ministra de Direitos Humanos do Brasil, Luislinda Dias de Valois. A homenagem é de autoria do vereador Professor Bittencourt (PDT) e acontecerá no Plenário da Casa Legislativa, a partir das 16h.

Luislinda Dias de Valois Santos nasceu em Salvador, na Bahia, em 20 de janeiro de 1942. Filha de Lindaura da Luz Dias, uma lavadeira, e de Luiz da França Dias, um motorneiro de bonde, Luislinda teve uma infância pobre. Com a morte precoce de sua mãe, ajudou a cuidar dos irmãos e formou-se em Direito na Universidade Católica de Salvador, tornando-se juíza em 1984.

Foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no país, em 1993. Em 2003, criou o projeto “Balcão de Justiça e Cidadania”, para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador.

Em 2009, publicou pela editora Juruá, o livro “O negro no século XXI”. Em 2011, foi promovida, por antiguidade, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aposentando-se alguns meses depois. No mesmo ano foi premiada com a Camélia da Liberdade, em reconhecimento a personalidades que promovem ações de inclusão social de afrodescendentes.

Em 2012, tomou posse na Academia de Letras José de Alencar, em Curitiba, no Paraná, ocupando a cadeira número 6. Além disso, no mesmo ano, recebeu o título de embaixadora da paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2013, entrou na carreira política filiando-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e disputou eleição para deputada federal pela Bahia em 2014

O combate às desigualdades raciais, religiosas e de renda sempre esteve no foco de Luislinda Valois. Defensora do sistema de cotas, acredita que a lei contra o racismo ainda não é muito bem utilizada e afirma que o preconceito existe, sim, no Brasil, apesar de velado. Como exemplo, faz questão de lembrar que já foi vítima de preconceito no exercício da magistratura, mas afirma que com simplicidade, sinceridade e altivez sempre resolve essas situações.

Foto:  Marcos Corrêa / PR

Fonte:  F5 News

Nenhum comentário:

Postar um comentário