quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA 45 NOVAS VIATURAS PARA A GUARDA MUNICIPAL E DEFESA CIVIL.





A Prefeitura de Aracaju realizou uma ação histórica, na manhã desta quinta-feira, 22, para ampliar a segurança da população. O prefeito Edvaldo Nogueira entregou 45 novos veículos, totalmente modernos, para a Guarda Municipal e Defesa Civil que serão utilizados na prestação de serviços aos aracajuanos, aumentando a efetividade do trabalho cotidiano. A iniciativa representa a maior renovação de frota que já foi realizada pela gestão nos órgãos municipais. Ao todo, foram investidos quase R$1, 7 milhão para a locação de oito caminhonetes, 22 veículos do modelo SUV’s e 15 motocicletas.

 “Hoje é um dia histórico, um esforço que fizemos para renovar a frota de veículos da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Aracaju. Não só renovamos como ampliamos a frota, visando a melhoria das condições de trabalho destes profissionais, que cuidam da nossa cidade e da nossa população, para que eles possam desempenhar as suas funções com dignidade e efetividade. A Guarda Municipal é muito importante e tem desenvolvido ações imprescindíveis para a segurança da nossa capital, alcançando resultados muito positivos no que diz respeito à diminuição de roubos. Do mesmo modo, a Defesa Civil de Aracaju tem trabalhado muito para tornar a nossa capital mais resiliente. Então, é um importante investimento que fizemos”, destacou Edvaldo.

O gestor ressaltou que a renovação da frota, “revela o compromisso da Prefeitura com órgãos tão importantes para a cidade”. “Nunca houve uma renovação total, de uma só vez, como fizemos. Estamos renovando todos os veículos e não ficará um veículo velho em nossa frota. Duplicamos as motos, que hoje são muito importantes, porque elas chegam mais rápido, dão o primeiro atendimento. Reforçamos a Patrulha Maria da Penha, que tem sido um elemento muito importante para a proteção das mulheres vítimas de violência. E também adquirimos duas caminhonetes para a Defesa Civil, que poderá agir mais rapidamente e atender, de maneira mais eficaz, às demandas como mapeamento e monitoramento das áreas de risco, além do atendimento de ocorrências”, reiterou. 

Em seu discurso, o prefeito lembrou que a Guarda Municipal foi reestruturada em seu mandato anterior, e enfatizou os avanços conquistados em sua atual gestão. “A Guarda Municipal foi organizada na minha outra gestão como prefeito da capital. Foi naquela época que realizamos o concurso público e estruturamos o plano de carreira para que os guardiões pudessem exercer a função com estabilidade. Quando retornei à Prefeitura, em 2017, me comprometi em fazer novas mudanças, em garantir novas melhorias, valorizando estes homens e mulheres que se dedicam diuturnamente para garantir a segurança dos aracajuanos, e assim temos feito. Criamos o sistema de videomonitoramento, adquirimos um ônibus, totalmente equipado, para atuar pela cidade, em especial, durante os eventos, instalamos câmeras nos prédios públicos, interligando com a Guarda e, entre muitas outras iniciativas, criamos a Patrulha Maria da Penha, para a proteção de mulheres com medida protetiva, e da qual tenho muito orgulho pelo trabalho realizado”, frisou. 

Agilidade

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a iniciativa, de assegurar novos veículos, não apenas garante uma quantidade maior de viaturas a serviço da segurança dos aracajuanos, como também amplia a capacidade operacional, em virtude de uma atualização tecnológica dos instrumentos. O secretário acrescentou, ainda que, “isso permitirá que os guardas tenham melhores condições de trabalho e que os cidadãos possam usufruir de um atendimento mais ágil.

“Hoje é um divisor de águas na Prefeitura de Aracaju em termos de investimento para segurança pública, notadamente para a Guarda Municipal. Estamos entregando 45 viaturas equipadas e com capacidade operacional muito melhor que as viaturas anteriores. Para se ter uma ideia, a Prefeitura nunca possuiu veículos cela, ou seja, aquele capaz de transportar um indivíduo que foi preso em flagrante. Agora, os guardiões terão mais segurança. Também estamos entregando seis caminhonetes com a capacidade de transportar cães, que fazem um trabalho muito importante na detecção e captura de indivíduos e drogas. Há também duas caminhonetes novas para a Defesa Civil, com giroflex, plotadas e com megafone para que a gente trabalhe em áreas de risco orientando as pessoas em como proceder em situação de risco. Estamos entregando 15 motos, que farão parte do grupamento de motopatrulhamento e têm uma função maior que é reduzir o tempo resposta. Então, é um divisor de águas, pois nunca a Guarda Municipal teve uma quantidade de veículos tão grande e melhor, com uma capacidade operacional melhorada, dando proteção aos guardiões e também dando agilidade para o atendimento de ocorrências”, afirmou. 

Segundo o subinspetor da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, com os novos veículos, munidos de alta tecnologia, os grupamentos terão “uma maior eficiência no serviço prestado”. “Quem ganha é a população. Nós estamos recebendo veículos adaptados, de forma a atender a demanda da Guarda Municipal e da população aracajuana. Por exemplo, o veículo do canil é refrigerado, com iluminação própria, para que os cães possam ser acomodados com segurança e conforto. As SUV’s que chegaram têm o compartimento adequado para condução das pessoas detidas, de forma a melhorar a segurança, tanto da população, quanto dos guardiões. Otimiza, melhora e traz mais eficiência para um trabalho que a Guarda Municipal já desempenha diariamente, com bons resultados e grande empenho”, frisou.

Os novos veículos contam com acessórios, como radiocomunicadores, sinalizadores acústicos e visuais, luzes auxiliares, película, airbags, plotagem atualizada e compartimento tipo cela.

“É um avanço porque a gente vai ter mais qualidade, mais efetividade no nosso trabalho diariamente, já que vamos ter viaturas novas, confortáveis, para que o guarda se sinta bem exercendo a sua função e que se tenha mais agilidade nas ocorrências. Quanto mais agilidade tivermos nas ocorrências, melhor a precisão para efetuar as prisões e salvar vidas”, afirmou a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Vileanne dos Reis. 

Para o coordenador do Grupo Especializado de Motopatrulhamento (GEM), Rilson dos Reis, os novos veículos representam um grande avanço, "especialmente no sentido de ter um equipamento mais moderno, com uma potência melhor, mecânica nova. A moto é um veículo extremamente facilitador, e que nos possibilita chegar nas ocorrências antes de outras equipes, justamente para tentar mediar a situação até a chegada de reforço”.

Fonte:  Prefeitura de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário