quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

APÓS MUNDANÇA NO COMANDO, ASSESSORIA JURÍDICA DA ASPRA/SE COMPARECE AO BATALHÃO DE CHOQUE E CONSEGUE REVOGAÇÃO DE PORTARIA QUE VIOLAVA PRINCÍPIO DA HIERARQUIA E PREJUDICAVA POLICIAIS MILITARES DA UNIDADE ESPECIALIZADA.



Em 25 de fevereiro de 2022, o blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) denunciaram flagrante violação ao princípio da hierarquia no Batalhão de Choque (http://www.espacomilitar.com/2022/02/o-blog-espaco-militar-e-asprase-recebem.html), hierarquia esta que é pilar de sustentação das organizações militares de todo Brasil.

A denúncia tratava de que sargentos que estão lotados na citada unidade especializada, estavam tirando serviço de sentinela da guarda, o que é incompatível com o grau hierárquico, bem como, com as atribuições, deveres e responsabilidades, conforme reza o artigo 19, parágrafo 2º, da Lei nº 2.066/76. Ainda segundo as informações obtidas, só seriam valorizados, aqueles que tivessem o Curso de Choque, esquecendo-se dos choqueanos antigos que "carregaram o piano nas costas", quando a unidade estava ainda se tornando um batalhão.

Para tentarem maquiar a irregularidade, foi feita uma portaria que mudou a nomenclatura do serviço de guarda do quartel para "controle de acesso", um verdadeiro absurdo.

Com a mudança tanto no comando da PMSE, quanto no comando do Batalhão de Choque, a assessoria jurídica da ASPRA/SE, através do advogado Márlio Damasceno, compareceu na sede do Batalhão de Choque na manhã desta quarta-feira, dia 25, se reunindo com o Tenente-Coronel Joaldo, comandante da unidade, solicitando a revogação de tal portaria que era uma excrecência e prejudicava por demais a hierarquia, tendo o mesmo acolhido a reivindicação feita pelo jurídico da ASPRA/SE e, com a anuência do Coronel Ribeiro, Comandante-Geral da PMSE, revogado a portaria de imediato, sanando tamanha irregularidade.

A ASPRA/SE e o blog Espaço Militar parabenizam o Tenente-Coronel Joaldo (Comandante do BPChoque) e o Coronel Ribeiro (Comandante-Geral da PMSE), pela sensibilidade e correção em revogar, imediatamente, tal portaria que causava injustiça no Batalhão de Choque, prejudicando a hierarquia, como aqui relatado, tendo a tropa especializada reconhecido o trabalho da citada associação militar, bem como, agradecido aos comandantes citados pela providência imediatamente adotada, sanando tal irregularidade.

Matéria e foto do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário