sábado, 21 de janeiro de 2023

POLÍCIA MILITAR AMPLIA ATUAÇÃO DO POLICIAMENTO ESPECIALIZADO NO SERTÃO SERGIPANO COM A CRIAÇÃO DO BATALHÃO DE CAATINGA.

A antiga Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) foi elevada à condição organizacional de batalhão





Visando ampliar a atuação do policiamento especializado no Sertão sergipano, a Polícia Militar de Sergipe elevou a Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) a condição organizacional de batalhão. O ato administrativo do comandante-geral da Corporação, coronel Alexsandro Ribeiro, foi formalizado em uma solenidade realizada na manhã dessa sexta-feira, 20, na sede do recém-criado Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), na cidade de Nossa Senhora da Glória.

Durante o evento histórico para unidade policial, o comandante do BPCaatinga, major Fabrício, afirmou que a transformação da Ciopac em batalhão é um grande avanço, fruto do trabalho incansável de todos que fazem parte da unidade. “Era um sonho do nosso irmão capitão Oliveira que conseguimos conquistar, sendo uma honra para mim poder dar continuidade a esse legado que ele deixou para o povo sergipano, em especial ao sertanejo”.

Na oportunidade, o major Fabrício agradeceu pelo compromisso firmado com os Guerreiros de Catinga, em nome de todos que integram o BPCaatinga, ao governador Fábio Mitidieri; ao comandante-geral, coronel Ribeiro; ao secretário de segurança Pública, delegado João Eloy; a delegada Katarina Feitosa; e ao comandante do Policiamento Militar do Interior, tenente-coronel Sidney; além da senhora Jane, empresária do setor de laticínios que se comprometeu em efetuar a doação de um terreno para construção de uma nova sede para o Batalhão de Caatinga, localizado nas proximidades da cidade de Nossa Senhora da Glória.

Breve histórico

Criada em 2008, através da Portaria nº 0231/2008-GCG, de 16 de maio de 2008, como Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac), com o objetivo de combater os ilícitos penais que assolavam a população residente no sertão sergipano, o pelotão foi fundado com apenas 19 policiais militares concludentes do 1º Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga – I Copac da PMSE.

Os anos se passaram, outros cursos foram realizados, aumentando o efetivo e o então Pepac foi elevado à categoria organizacional de Companhia, passando a se chamar Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), através da Portaria Normativa nº 033/2016-GCG, de 23 de fevereiro de 2016.

As demandas de policiamento especializado em outras regiões do estado foram crescendo e o efetivo da Ciopac foi ampliando, sendo necessária a expansão de sua área de atuação, fatores que fundamentaram o planejamento para elevação a condição organizacional de batalhão, por parte do comandante da Ciopac, do comandante do CPMI e do comandante-geral da PMSE.

Fonte:  PMSE

Comentário do blog:  Mais uma medida acertada do Coronel Alexsandro Ribeiro, Comandante-Geral da PMSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário