quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

GTA ATINGE 15 HORAS DE VOOS DURANTE A OPERAÇÃO CARNAVAL.

Aeronave foi estratégica para prevenir ocorrências graves durante o Carnaval



Uma das estratégias para trazer a presença ostensiva da Segurança Pública durante todo o período do Carnaval foi a presença do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria da Segurança Pública em diversas partes do estado. Foram ao menos 15 horas de voos, exclusivamente na Operação Carnaval, na capital e em cidades como Barra dos Coqueiros, Neópolis, São Cristóvão, praia de Estância e Pirambu. Além disso, o GTA/SSP deu suporte à Secretaria de Estado da Saúde no apoio aeromédico.

O patrulhamento aéreo preventivo teve uma ênfase maior em todo o litoral sergipano e nas cidades onde houve grande festas no Carnaval. “Todos os pontos de concentração de foliões foram exaustivamente visitados pelo GTA durante todos os dias do Carnaval, desde a quinta-feira da semana passada até hoje”, reforçou o tenente-coronel Fernando Góes, comandante do GTA/SSP.

O GTA não chegou a ser acionado para nenhuma situação grave durante os festejos de Carnaval, no entanto, teve um potencial preventivo muito grande unto com os quase 3 mil servidores da Segurança Pública de Sergipe que atuaram durante os últimos dias nas festas de Carnaval. “Sem dúvida ampliou a capacidade do estado de manter a segurança e oferecer um melhor serviço à população”, frisou o coronel Fernando.

O Grupamento Tático aéreo é composto por policiais militares e civis e bombeiros militares e atuou em sinergia com o planejamento operacional divulgado na última quinta-feira. A atuação da Polícia Militar esteve centrada em três grandes operações. A Operação Bloqueio, nas divisas e limites territoriais; a Operação de Trânsito, para intensificar as fiscalizações de trânsito com equipes da CPTran e também do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); e a Operação Momo, durante os dias de carnaval.

A Polícia Civil estabeleceu os plantões policiais em delegacias da capital e do interior sergipano. Durante os dias do Carnaval, na capital, estarão em funcionamento os plantões do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) – que fica na rua Itabaiana, nº 258, bairro São José – e da Central de Flagrantes – que está situada na Avenida Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont.

Para o Carnaval 2023, o Corpo de Bombeiros priorizou a atuação em áreas de balneário, como praias, rios e barragens, a fim de evitar afogamentos. O planejamento da corporação leva em consideração que, nesse período, há o aumento da quantidade de pessoas nas áreas de banho. O efetivo da corporação estará trabalhando para orientar os banhistas e para evitar a ocorrência de afogamentos em todo o estado.

Termo de cooperação

As secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Estado da Saúde (SES) firmaram o Termo de Cooperação nº 001/2023 que passou a ser aplicado durante o Carnaval. O termo tem como objetivo estabelecer a cooperação entre ambas as instituições no tocante aos atendimentos de urgência de pacientes por meio do transporte aeromédico, que é feito pelo Grupamento Tático Aéreo. A unidade especializada da SSP já é um serviço bastante utilizado pela SES, abrangendo importantes resgates aéreos como os que acontecem nos acidentes de trânsito de alta gravidade.

Fonte: SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário